SP: LANÇAMENTOS IMOBILIÁRIOS ESTÃO TEMPORARIAMENTE SUSPENSOS COM FECHAMENTO DE PLANTÃO DE VENDAS

A retomada de lançamentos, no mercado paulistano, iniciada no quarto trimestre de 2018, está temporariamente suspensa desde sexta-feira. De 21 de março até 5 de abril, o acesso ao público nos estabelecimentos comerciais de São Paulo, incluindo estandes de vendas de imóveis, está proibido, conforme decreto do prefeito da capital paulista, Bruno Covas, em decorrência da pandemia de coronavírus.

Na prática, deixa de fazer sentido para o setor lançar projetos se os plantões de vendas não podem mais estar abertos ao grande público.

Na avaliação da diretora executiva comercial da unidade São Paulo da Lopes, Mirella Parpinelle, haverá adiamento da apresentação de projetos ao mercado, mas os lançamentos previstos para 2020 serão feitos ainda neste ano. A executiva conta que lançamentos a serem realizados por meio da rede de imobiliárias que estavam previstos para os dias 28 de março e 4 de abril serão postergados para depois do dia 5 do próximo mês. “Após essa data, será feita nova análise”, diz a diretora da Lopes.

“A combinação de pessoas em casa com incertezas em relação ao futuro do emprego afeta, naturalmente, a decisão mais importante da vida das pessoas, que é a compra do imóvel. Mas, como há um déficit habitacional imenso, a paralisação é temporária. O imóvel não tem substituto, e as vendas vão voltar assim que a situação se normalizar”, diz o presidente da Brasil Brokers, Claudio Hermolin.

Desde segunda-feira, a Lopes começou a filmar apartamentos decorados para enviar aos clientes para que conheçam o local como se estivessem no plantão de vendas. Os corretores passaram a se sentar, nos estandes, de forma mais espaçada. “A tecnologia ajuda bastante. Os clientes que já tinham visitado o empreendimento e estão trabalhando em sistema de ‘home office’ têm mais tempo para concluir a negociação”, diz Mirella. Segundo a executiva, o fechamento dos contratos tem sido feito por meio de assinatura digital ou, quando é presencial, em encontros agendados.

“O setor já estava estabelecendo formas de adequar suas necessidades às solicitações de autoridades, com escala reduzida de corretores e evitando a aglomeração nos estandes de vendas”, diz o presidente da Brasil Brokers. De acordo com Hermolin, nesta semana, muitos consumidores buscaram lojas da rede de imobiliárias, ansiosos por fechar aquisição para preservar recursos por não saber o que irá acontecer daqui para frente.

No entendimento da diretora da Lopes, lançamentos de produtos voltados para investidores, localizados ao lado de estações de metrô, por exemplo, poderão ocorrer de forma virtual no período em que não poderá haver estandes de vendas abertos ao público.

Fonte: Abecip

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