O início de vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – Lei nº 13.709/2018), em setembro, reforçou a necessidade de que processos e procedimentos conduzidos por empresas dos mais variados setores, incluindo o imobiliário, sejam adaptados às novas diretrizes legais.
Além de promover uma mudança cultural no que se relaciona à utilização de dados pessoais pelas empresas, a LGPD impõe a necessidade de que as atividades comerciais que de algum modo se relacionem com dados pessoais, como no caso das empresas atuantes no setor imobiliário, sejam desenvolvidas em observância aos deveres e obrigações presentes na lei.
No setor imobiliário há ampla utilização de dados pessoais, em razão das necessidades específicas do ramo. Não é raro que dados de clientes e/ou potenciais clientes sejam compartilhados entre incorporadoras, imobiliárias e corretores autônomos, com vistas à prospecção de novos clientes, divulgação de empreendimentos, venda e locação de imóveis, oferecimento de produtos e serviços etc.
Tal prática, que antes da vigência da LGPD era realizada sem a adoção de determinados critérios, de agora em diante deverá ser conduzida em observância à legislação, sendo altamente recomendado que imobiliárias, incorporadoras, administradoras etc., firmem termos específicos de proteção de dados e confidencialidade com parceiros (corretores autônomos, por exemplo) e prestadores de serviços, formalizando expressamente o compromisso de que estes estejam plenamente adequados à lei.
Além do compartilhamento de informações, a coleta de dados de clientes e/ou potenciais clientes é outra ferramenta de extrema importância para o setor imobiliário.
Nesse aspecto, será considerada ilegal a utilização de bases de dados que esteja em discordância com a LGPD. Isso significa que, quando da coleta de dados – comumente realizada por meio de preenchimento de formulários de contato online (em sites) ou offline (em estandes de vendas), contato telefônico, por e-mail ou chat – deverão ser fornecidas aos clientes informações claras, suficientes e precisas referentes à finalidade e destinação do uso dos dados, além de obtido o consentimento prévio e expresso para as finalidades pretendidas.
Outra prática fundamental para o setor imobiliário é a utilização de marketing digital, um valioso canal para captação de novos negócios. A LGPD não veda a utilização do marketing digital mas, para o desenvolvimento das ações de publicidade os titulares deverão ser previamente informados sobre a forma como seus dados serão utilizados.
A formalização dos esclarecimentos prestados pelas empresas, sobre o uso e destinação das informações coletadas e da obtenção do consentimento dos titulares, poderá ser realizada mediante coleta de assinatura em um termo de consentimento ou por meio de seleção voluntária em um checkbox eletrônico (opt-in), que seria a autorização necessária para realização de pesquisas do setor, compartilhamento de dados, envio de e-mail marketing, envio de SMS e outras finalidades relacionadas às atividades da empresa.
A utilização de dados pelo setor imobiliário é uma realidade e configura poderosa ferramenta para viabilização de negócios.
Nesse sentido, alguns exemplos de boas práticas relacionadas à LGPD são: (a) revisão e/ou elaboração de documentos que de alguma forma se relacionam com o tema, como, por exemplo: contratos de corretagem firmados com clientes, contratos de parceria etc.; (b) elaboração de termos de responsabilidade a serem firmados com colaboradores e eventuais prestadores de serviços (corretores autônomos, atendentes terceirizados e empresas de marketing digital, por exemplo); (c) o desenvolvimento de políticas de privacidade e termos de uso; e (d) revisão e/ou implementação de técnicas e procedimentos de segurança da informação.
A adoção de tais condutas é extremamente relevante, pois demonstra ao mercado e aos clientes o comprometimento das empresas do setor com a utilização regular dos dados, além de minimizar os riscos relacionados à aplicação de sanções e penalidades previstas na lei.
Fonte: Estado De S. Paulo
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação