Desde que a ameaça da Covid-19 se tornou uma realidade tão próxima, a orientação para que as pessoas que podem permaneçam em casa é uma das medidas mais eficazes para garantir a segurança e a integridade de todos. Desse modo, é importante garantir conforto para o cotidiano dentro do lar e permitir, principalmente, a entrada de um grande aliado externo nesse momento: o sol. Alguns cuidados podem agregar mais aconchego, tranquilidade, produtividade para o trabalho em casa e até mesmo contribuir com a saúde.
O arquiteto André Brandão explica que para o controle do calor, alguns pontos devem ser levados em consideração. Segundo ele, as cores na decoração não interferem diretamente no calor físico. “Mas é claro que um ambiente todo pintado de vermelho, por exemplo, vai dar mais sensação de calor psicológico”, conceitua. Já para sensações como aconchego e relaxamento, a decoração influencia diretamente. “Cores que tendem para bases mais neutras e amareladas estão mais relacionadas ao conforto e acolhimento”, acrescenta.
Diante da realidade do home office, em que um número grande pessoas têm trabalhado de casa, a decoração tem grande impacto nessa nova rotina. “Cores mais ligadas à luz do dia, como o branco, nos deixam mais atentos, ligados, com melhor produtividade. Uma boa iluminação é fundamental para não deixar os olhos cansados e não intensificar o cansaço mental. Do mesmo modo que, uma boa ventilação interfere no bem estar ao longo do dia”, explica.
No Miami One Lifestyle, empreendimento da EBM Desenvolvimento Imobiliário, por exemplo, as unidades têm como um dos seus diferenciais a ventilação cruzada, que permite melhor purificação e distribuição do ar entre os ambientes. “Essa ventilação é possível devido à planta do produto, que tem sala, cozinha e gourmet integrados e o balcão da sala e a varanda gourmet estão posicionados para facilitar a passagem dessa corrente de ar”, explica Ademar Moura, gerente de marketing e comercial da EBM.
Esses ambientes somados ao amplo estar e jantar, sem peças estruturais aparentes, passam uma agradável sensação de amplitude e integração. “Espaços que se comuniquem diretamente, sem aparatos entre eles e com aberturas em lados opostos são mais arejados e acabam se tornando mais iluminados por consequência”, complementa Brandão, que assina o decorado do Miami One. Essa passagem livre da luz solar colabora para que haja uma circulação maior das correntes de ar, além de trazer mais frescor para dentro do apartamento. Outros acessórios que podem contribuir com esse cenário são as cortinas leves, espelhos e vidros na sacada, que amplificam a ventilação e a incidência da luz solar.
O profissional ainda enfatiza que essa disposição de mobiliário, com organização e humanização, é imprescindível. “Itens como um quadro, plantas e detalhes calorosos, com memória afetiva, fazem a diferença para dar leveza, arejar e garantir aquela sensação de pertencimento que nos faz ter um vínculo emocional mais forte com o espaço”, explica.
Fonte: Assessoria
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte