Após sofrer com os impactos da crise econômica, a construção civil celebra os recentes resultados que revelam a consolidação da retomada do fôlego no setor. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o terceiro trimestre de 2019 apresentou o melhor desempenho desde o primeiro trimestre de 2014, acumulando alta de 4,4%. Outro dado que atesta o crescimento do setor da construção civil foi divulgado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que prevê um crescimento de 3% e a criação de 150 mil a 200 mil trabalhos formais em 2020.
Para o empresário e engenheiro civil goiano, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Yuri Vaz de Paula, que assumiu recentemente a presidência do Seconci Goiás (Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás), as perspectivas para os próximos anos são boas. “Sentimos que 2019 foi um ano crescente em que o volume de dinheiro circulando no setor aumentou e houve o retorno da geração de emprego. Os números positivos de 2019 dão uma perspectiva de que 2020 será melhor ainda. Existe o planejamento de novos projetos e movimento para execução principalmente de obras de incorporação, temos certeza de que esse nicho vai crescer”, avalia. Contudo, em relação às obras públicas, o setor aguarda a retomada dos investimentos, afirma ele.
A construção foi um dos setores que puxou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do País. No terceiro trimestre de 2019, o PIB do setor teve alta de 1,3%, o que incrementou o resultado de crescimento de 0,6% no PIB do País, em relação ao 2º trimestre do mesmo ano, conforme dados do IBGE. Segundo a CBIC, a construção responde por mais de 50% dos investimentos nacionais.
Até o mês de novembro de 2019, a atividade gerou mais de 117 mil postos de trabalho com carteira assinada no País e mais de 4 mil vagas de trabalho em Goiás, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Entre os desafios para o desenvolvimento econômico, Yuri aponta a aprovação de reformas estruturantes como a tributária e administrativa, que devem contribuir para o retorno dos investimentos. “Os empresários com capital nacional e internacional se mostravam inseguros com um cenário que não incentivava investimentos. Com isso, muito capital ficou parado ou alocado em pontos que não geram empregos ou crescimento. As reformas estruturantes tiram essa tendência e devem dar mais confiança aos empresários”, avalia o presidente do Seconci.
Serviço Social da Construção
Yuri Vaz assumiu a presidência do Seconci Goiás com o desafio totalmente alinhado a este contexto econômico que deve estimular mais obras e mais vagas de trabalho: ampliar a parceria das empresas com a instituição e, consequentemente, expandir os atendimentos prestados na área de assistência social e saúde.
O Seconci Goiás conta com a colaboração de mais de 200 empresas que mantêm a organização. Dessa forma, os profissionais ligados a estas empresas, bem como cônjuges e filhos, recebem assistência gratuitamente. Anualmente mais de 90 mil atendimentos gratuitos são oferecidos pela organização, uma média de 7.500 atendimentos mensais nos últimos três anos.
Os serviços são nas áreas de odontologia; consultas médicas ocupacionais; emissão de Atestado de Saúde Ocupacional (ASO); consultas de clínica geral; cardiologia; oftalmologia e ortopedia. Também oferece realização de exames; fisioterapia e sessões de pilates; atendimento e projetos na área de serviço social; elaboração do Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional (PCMSO); visitas e ações educativas periódicas nos canteiros de obras, entre outras iniciativas.
Fonte: Assessoria
Publicações relacionadas
Evento reúne especialistas do mercado para discutir certificações, financiamento verde, industrialização e experiências práticas de sustentabilidade na construção civil.
Incorpora ABRAINC 2026 chega à 9ª edição como principal fórum presencial da incorporação imobiliária
Evento reúne lideranças do setor para discutir cenários, desafios e estratégias que devem orientar a incorporação imobiliária brasileira em 2027.
Nomeado a partir de sua inspiração, empreendimento Bauhaus terá interiores com peças de Oscar Niemeyer, Sérgio Rodrigues, Jorge Zalszupin e Ricardo Fasanello; ainda em construção, prédio está localizado na esquina mais emblemática de Goiânia, em frente ao Parque Vaca Brava
Evento promovido pelo Sinduscon Goiás reúne especialistas para discutir certificações, sustentabilidade, critérios ESG e novas possibilidades de acesso ao crédito para empreendimentos da construção civil.