Quem está pensando em adquirir um imóvel, não deve perder tempo. Esse é o recado da Associação das Empresas do Mercado Imobiliários em Goiás (Ademi-GO). É que o Comitê de Política Monetária do Banco Central, (Copom) anunciou a redução da taxa básica de juros, que rege os custos de capital de todas as operações de crédito no país. É o que explica o vice-presidente da Ademi-GO, Fernando Razuk.
"Costumo dizer que o mercado imobiliário sempre funciona de forma inversa proporcional à taxa de juros. Com essa queda da taxa de juros básica, a tendência é que os bancos baixem a taxa de juros do crédito imobiliário. Como consequência, vai ficar mais fácil comprar imóvel. Vai cair o valor da prestação do e consequentemente facilitar a compra do imóvel para todo mundo", avalia.
A redução foi de 0,5 ponto percentual, de 6% para 5,5%. Com o valor das prestações mais baixo, o mercado imobiliário na capital goiana espera continuar na contramão da crise econômica. No primeiro semestre de 2018, foram pouco mais de 1.400 unidades lançadas. Neste ano, foram quase 2.800, uma variação positiva de 99%.
"O governo já conseguiu conter a inflação. Estamos em um patamar de inflação bem baixo, abaixo até da meta do governo, e isso possibilita a queda da taxa de juros, justamente como forma de estimular a economia. No mercado imobiliário, principalmente aqui em Goiânia, a gente já saiu da crise. Na Ademi-GO a gente acompanha os dados de mercado, e de 2016 para cá já foram dois anos consecutivos de crescimento de mais de 20% nas vendas. Esse ano a gente espera um crescimento de pelo menos mais 15%", analisa.
Por mês, o mercado registrou de janeiro a junho deste ano, um aumento de 9,3% nas vendas de imóveis, média de 573 unidades por mês, e mais de 8.700 disponíveis em estoque. Com o setor aquecido, Fernando Razuk acrescenta mais um ponto a este ciclo positivo. "A gente imagina que vai aumentar a valorização dos imóveis. Então acho que o momento ideal para comprar imóvel é o momento atual", conclui Razuk.
Fonte: Portal Sagres
Publicações relacionadas
Com a retomada do trabalho presencial cada vez mais presente nas empresas, projetos business passam a incorporar natureza, paisagismo e áreas de convivência como elementos de bem-estar e valorização dos espaço
Evento reúne especialistas do mercado para discutir certificações, financiamento verde, industrialização e experiências práticas de sustentabilidade na construção civil.
Incorpora ABRAINC 2026 chega à 9ª edição como principal fórum presencial da incorporação imobiliária
Evento reúne lideranças do setor para discutir cenários, desafios e estratégias que devem orientar a incorporação imobiliária brasileira em 2027.
Nomeado a partir de sua inspiração, empreendimento Bauhaus terá interiores com peças de Oscar Niemeyer, Sérgio Rodrigues, Jorge Zalszupin e Ricardo Fasanello; ainda em construção, prédio está localizado na esquina mais emblemática de Goiânia, em frente ao Parque Vaca Brava