Pesquisa do Grupo Zap sobre o mercado imobiliário e coronavírus revela mudança no comportamento do consumidor na busca por imóvel ideal. O levantamento inédito revela mudança de comportamento na busca de um imóvel para compra e locação. O estudo com 1.700 entrevistados mostra que agora ter varanda, vista livre e ambientes mais bem divididos são características consideradas importantes ou muito importantes por mais de 50% do público no pós-pandemia.
O estudo “A Influência do Coronavírus no Mercado Imobiliário” mostra que, olhando para os atributos que as pessoas passaram a valorizar, aparece em primeiro lugar a localização com mais ofertas de comércio ao redor. Em segundo lugar na preferência do consumidor estão os ambientes mais divididos, guardando a privacidade dos dormitórios e a separação da cozinha. Em terceiro, imóvel com varanda e visão desimpedida para a paisagem.
Para Deborah Seabra, economista do Grupo ZAP, a mudança de comportamento neste momento pode permanecer. “Estamos entrando no novo normal. As pessoas já estão acostumadas ao novo cenário e já não têm mais o choque inicial. Elas começam a manter uma rotina de consumo, como anteriormente, mas pensando de uma forma diferente”, explica a economista.
Mais mudanças para compra e locação
Na entrevista, perguntados sobre o que muda no imóvel desejado para compra depois da pandemia, 60% dos respondentes afirmaram a preferência pela visão desimpedida. Ainda, 52% disseram desejar mais dormitórios, também 52% incluíram espaços com metragem maior, 44% mais banheiros e mais proximidade com o local de trabalho. Além disso, 32% dos entrevistados mencionaram desejar morar em um andar mais alto.
Já para locação, o cenário muda um pouco: 53% dos respondentes querem morar mais perto do local de trabalho, seguido de ter uma vista desimpedida (51%), mais dormitórios e maior metragem (42%), mais banheiros (34%) e, por último, situado em um andar mais alto (25%).
Fonte: Folha de S. Paulo
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