A extensa Norma Regulamentadora 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos sofreu uma série de modificações e ganhou um novo texto na Portaria 916, de 30 de julho 2019 (DOU de 31/7/2019).
De acordo com o vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP, Haruo Ishikawa, as mudanças atenderam a uma série de propostas da indústria. O objetivo foi viabilizar as operações de uma série de equipamentos sem custos econômicos impraticáveis, mas mantendo os cuidados com a segurança dos trabalhadores que os operam.
Para diversos equipamentos, as alterações entrarão em vigor em três anos, ao passo que para as gruas, o prazo é de dez anos.
A fim de facilitar a compreensão dos itens que sofreram alterações, acréscimos ou supressões, veja o quadro comparativo elaborado pela Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos).
Fonte: Sinduscon-SP
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte