A Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) realizou, na noite de quinta-feira (13), a cerimônia de entrega do 1º Prêmio Ademi-GO de Responsabilidade Socioambiental. Na ocasião, foram premiados os melhores projetos de responsabilidade socioambiental executados no setor da construção civil nas categorias meio ambiente, colaborador e comunidade. O evento ocorreu na Maison Florency e contou com show da banda Versário.
Na categoria meio ambiente, as empresas finalistas foram CMO Construtora, Dinâmica Engenharia, GPL Incorporadora e Toctao Engenharia. A grande vencedora foi a GPL Incoporadora com o Programa GPL +. O projeto inscrito na premiação diz respeito à Gestão de Resíduos Sólidos do Canteiro de Obras do Residencial Pátio Coimbra, constituinte do Programa GPL+, implementando em 2016 pela empresa.
As medidas estruturais realizadas envolveram a reorganização do espaço físico da obra, principalmente buscando implementar pontos de armazenamento de resíduos para cada diferente classificação e tipo de destinação final. Toda a sinalização foi colocada nos locais, atendando para a relação da logomarca do Programa GPL+ em todas elas, buscando identificar a iniciativa e engajar os funcionários. Como medidas gerenciais do sistema foram implementadas as seguintes atividades: cadastro e gestão de parcerias; sistematização de informações; visitas semanais; treinamentos, conscientização e mural de informações.
Na categoria colaborador, concorreram as empresas Brasal Incorporações, CMO Construtora, EBM Desenvolvimento Imobiliário, Opus e Toctao Engenharia. A ganhadora foi a Toctao Engenharia com o projeto Trabalho pela Vida, que promoveu a implantação e manutenção do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho certificado na Norma OHSAS 18001:2007; manutenção de boas práticas para promoção da saúde dos colaboradores; construção e manutenção de área de vivência humanizada; implantação e manutenção programa 5S; manutenção de um programa de desenvolvimento e incentivo aos colaboradores.
Na categoria comunidade, disputaram o prêmio as empresas Brasal Incorporações, CMO Construtora, Dinâmica Engenharia, EBM Desenvolvimento Imobiliário, Sousa Andrade e Tropical Urbanismo e Incorporação. A escolhida foi a EBM Desenvolvimento Imobiliário com o projeto Pilar Social, que tem como objetivo doar a cada unidade vendida dos empreendimentos EBM até R$ 200 para uma instituição assistencial. Os beneficiários são entidades que contribuem efetivamente para a proteção, promoção e desenvolvimento social de parte da população em situação de vulnerabilidade e risco socioeconômico, atendendo educação, assistência social e na área da saúde.
Publicações relacionadas
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor
Qualificação ministrada pelo Sesi Senai será oferecida a pedreiros, serventes, ajudantes de encanador e administrativos de obra com o objetivo de formar novos trabalhadores e melhorar demanda de mão de obra