Os brasileiros que desejam alugar um imóvel para morar viram o preço médio da locação recuar pelo terceiro mês consecutivo em agosto, segundo dados divulgados nesta terça-feira (15), pelo índice FipeZap, que acompanha as variações de preço nas 25 principais cidades do país.
Após recuar 0,13% em junho e 0,4% em julho, o indicador apresentou queda de 0,28% em agosto. A variação corresponde a uma queda real nos preços por ser inferior às registradas pela inflação oficial (+0,24%) e pela inflação do aluguel (+2,74%).
Com o novo recuo mensal no preço médio dos imóveis disponíveis para locação, caiu também o avanço acumulado de 2020 para 2,45%. Apesar de inferior, a variação ainda resulta em uma alta real de 1,74%, já que o IPCA (Índice de Preços ao Consumido Amplo) para o período é de 0,7%.
Com base em dados de todas as 25 cidades monitoradas, o preço médio do aluguel encerrou agosto em R$ 30,50 por m². Significa dizer que se tornar locatário de um apartamento padrão, com 65 m² e até dois dormitórios, no Brasil sai por, em média, R$ 1.982,50.
Entre as 11 capitais monitoradas, São Paulo se manteve como a capital com o preço médio de locação residencial mais elevado (R$ 40,56/m²), seguida pelos valores médios registrados em Brasília (R$ 32,34), Recife (R$ 30,63) e Rio de Janeiro (R$ 30,49).
Por outro lado, os menores valores de locação residencial entre as capitais foram verificados em: Fortaleza (R$ 17,29/m²), Goiânia (R$ 17,75), Curitiba (R$ 20,81) e Salvador (R$ 23,91).
Fonte: Portal R7
Publicações relacionadas
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor
Junto com o novo posicionamento, a empresa divulga novo site e marca, porém mantendo o seu compromisso com a qualidade dos seus produtos, a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar dos seus colaboradores