Encerra-se em 18 de fevereiro o prazo para a apresentação de sugestões na Consulta Nacional sobre o Projeto de Revisão da Norma Técnica ABNT NBR 6122 – Projeto e execução de fundações. O texto traz critérios de projeto, procedimentos de execução para 17 tipos de fundações e define critérios para a avaliação do seu desempenho.
Pelo projeto, a especificação do concreto utilizado nas fundações profundas passará a levar em consideração, além do tipo de fundação, a classe de agressividade ambiental, definida na ABNT NBR 6118.
Outra alteração importante é a inclusão da avaliação técnica do projeto, prática cada vez mais comum em normas de projeto de sistemas estruturais.
A norma não contempla os tipos de fundação com aplicação restrita (sapatas estaqueadas, radier estaqueados, estacas de compactação, melhoramento do solo etc.) e aqueles em desuso (caixões pneumáticos etc.). Tais fundações podem ser utilizadas com as adaptações necessárias a partir dos tipos apresentados na norma.
Fonte: Com informações da CBIC
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte