O novo ministro do Trabalho, Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello, recebeu hoje, em Brasília, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, e delegação formada por Fernando Guedes (presidente da CPRT/CBIC) e Gilmara Dezan (assessora da CPRT/CBIC). Também participaram da reunião Ricardo Leite (consultor jurídico do MTb), Claudio Secchin (secretário de Inspeção do Trabalho), Mauro Rodrigues (assessor técnico do MTb).
Na pauta da reunião, o Decreto 9.450/2018, que tem o objetivo, segundo o governo, de facilitar a inserção da população carcerária no mercado do trabalho. O presidente da CBIC manifestou contrariedade do setor com o decreto, dizendo que existem políticas nacionais de inclusão nos Estados de inserção dos egressos realizados de forma eficiente e positiva. “É uma injustiça muito grande com quem está trabalhando e está dando o sangue para manter o seu emprego e sua família”, disse Martins.
O ministro Caio se mostrou sensibilizado com a questão da informalidade no setor da construção e pretende retomar o tema com a CBIC em reunião já agendada. Martins explicou ao ministro que, além do prejuízo aos trabalhadores, a informalidade significa concorrência desigual e injusta com as empresas representadas pela CBIC, que atuam na legalidade e respeitam a legislação trabalhista.
Fernando Guedes mencionou o Fórum que deve ser instituído junto à SIT – Secretaria de Inspeção do Trabalho para tratar e discutir as dificuldades práticas do cumprimento de normas e da fiscalização nos canteiros de obras. O secretário Claudio Secchin se mostrou favorável a esse Fórum e pediu propostas de pauta ao presidente da CPRT/CBIC. Guedes citou os esforços da CBIC na criação da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção, a CANPAT Construção, que teve início no ano de 2017 e vai continuar em seu próximo ciclo, contando com a participação e apoio do Ministério do Trabalho e da SIT.
Guedes convidou o ministro Caio para o IV Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Indústria da Construção, que vai ocorrer dia 9 de outubro, em Brasília, para o qual o ministro respondeu positivamente, mencionando que ele e toda sua equipe estarão presentes.
Fonte: CBIC
Publicações relacionadas
Integração entre processos bem planejados e o uso da tecnologia integrada à mão de obra para garantir mais velocidade e maturidade às empresas foi o foco do último módulo do ano
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor