O conjunto de Manuais de Escopo de Contratação de Projetos e Serviços para a Indústria Imobiliária, que descreve atividades e produtos de cada fase de projeto, acaba de ser atualizado com três grandes novidades: o capítulo Escopos para Atendimento à Norma de Desempenho, o Guia para utilização desses Escopos e Modelos de Memoriais Descritivos de projeto de edificações habitacionais para atendimento à ABNT NBR 15.575:2013.
“Os Manuais de Escopo e os novos documentos representam uma importante base de informações dirigida a contratantes e projetistas que buscam por qualidade no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários”, afirma Marcos Velletri, diretor da vice-presidência de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP, responsável pela coordenação dos Manuais.
O trabalho de atualização, para inclusão dos escopos de desempenho, foi desenvolvido sob coordenação técnica da consultora Maria Angelica Covelo Silva, engenheira civil, doutora em engenharia e diretora da NGI Consultoria e Desenvolvimento. Sob coordenação do Secovi-SP, os conteúdos técnicos foram alinhados conjuntamente por representantes do SindusCon-SP, de entidades de projeto e representantes de empresas de projetos, incorporação e construção. “O conteúdo proporciona um entendimento adequado e abrangente sobre o escopo dos projetos de cada especialidade no atendimento à Norma de Desempenho”, explica Velletri.
Os manuais podem ser acessados gratuitamente pelo site www.manuaisdeescopo.com.br, onde também é permitida elaboração de propostas técnicas por meio de ferramenta web “Monte sua Proposta”, da parceira Ação Sistemas.
Duas décadas dedicadas à qualidade de projetos
O trabalho dos Manuais de Escopo, iniciado em 1998, teve sua primeira edição em 2000 e contabiliza, hoje, 14 manuais, cada um dedicado a uma disciplina. São eles: coordenação de projetos, arquitetura e urbanismo, estruturas, instalações hidráulicas, instalações elétricas, paisagismo, impermeabilização, acústica, revestimentos, vedações, ventilação e ar-condicionado, automação e segurança, arquitetura de infraestrutura esportiva e luminotécnica.
Desde 2013, entre consultas e emissões de proposta, o site www.manuaisdeescopo.com.br soma mais de 420 mil acessos, número que reforça seu valor para o setor.
Sobre os novos documentos
Escopos para Atendimento à Norma de Desempenho
Foi inserido como capítulo na atualização dos Manuais de Escopo aplicáveis, que são: coordenação de projetos, arquitetura e urbanismo, estruturas, instalações hidráulicas, instalações elétricas, paisagismo, impermeabilização e acústica. Os manuais revisados, que incorporam os novos conteúdos, são identificados com o selo NBR 15.575 em sua capa.
O conteúdo também é oferecido de forma avulsa para as disciplinas que ainda não possuem Manual de Escopo: contenções e fundações e vedações verticais.
Guia para utilização dos Escopos de projeto de edificações habitacionais para atendimento à ABNT NBR 15.575:2013 (Norma de Desempenho)
Tem o propósito de esclarecer os critérios utilizados no desenvolvimento dos escopos de desempenho e apresenta orientações gerais para seu atendimento nos diversos projetos de um empreendimento imobiliário.
Modelos de Memoriais Descritivos
Indicam premissas e considerações do projeto de um empreendimento, incluindo informações relativas ao atendimento dos requisitos previstos na referida norma.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor
Qualificação ministrada pelo Sesi Senai será oferecida a pedreiros, serventes, ajudantes de encanador e administrativos de obra com o objetivo de formar novos trabalhadores e melhorar demanda de mão de obra