O país registrou um aumento de 2,2% nos investimentos no mês de agosto, comparado a julho. O indicador foi divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na terça-feira. O destaque foi o setor da construção civil, que apresentou crescimento de 16,6% no trimestre móvel.
“O indicador de investimentos em construção civil avançou 3,2% em agosto, na série dessazonalizada. O resultado sucedeu altas de 8,2% e 2,8% nos meses de julho e junho, respectivamente. Com isso, o segmento registrou um crescimento de 16,6% no trimestre móvel. Por sua vez, os outros ativos fixos fecharam o mês com queda de 1,2%”, ressaltou o Ipea em nota.
Segundo o instituto, já na comparação com agosto de 2019, os resultados foram heterogêneos. Enquanto a construção civil apresentou alta de 7,3%, houve recuo nos segmentos de máquinas e equipamentos (10,3%) e outros ativos fixos (7,4%).
Os dados fazem parte do Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF).
O FBCF mede os investimentos no aumento da capacidade produtiva da economia e na reposição da depreciação do estoque de capital fixo. O trimestre móvel encerrado em agosto fechou com alta de 12%, puxado pelo aumento de 11,1% em máquinas e equipamentos.
Fonte: Agência Brasil
Publicações relacionadas
Com a obrigatoriedade do gerenciamento de riscos psicossociais, incorporadora se destaca por manter, desde 2024, um Programa de Saúde e Bem-Estar voltada à qualidade de vida e à saúde emocional dos colaboradores
Café da manhã, música ao vivo, recreação infantil, massagens e contato com animais da fazenda integram a programação da AgroFest, que convida os visitantes a vivenciarem o estilo de vida ligado ao alto padrão no campo
Pesquisa de consolidação do primeiro trimestre de 2026 da Ademi-GO aponta aquecimento da demanda, subdesempenho do MCMV na capital e sinal amarelo para os prazos de licenciamento; Com mercado aquecido, vendas residenciais nos primeiros três meses de 2026 superam em 12,7% as vendas do mesmo período do ano passado; Valorização dos imóveis registra 3,6% no primeiro trimestre e deve seguir intensa com as pressões estruturais do mercado.
Com a ampliação do Easy Home em Goiânia, clientes passam a ter acesso a novas modalidades nos apartamentos prontos para morar, enquanto serviço de personalização permite alterações durante a execução da obra