O Termômetro da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) –pesquisa de opinião realizada com as lideranças da associação – indica continuidade do momento positivo para o setor no início do segundo semestre. No oitavo mês do ano, a pesquisa aponta crescimento no faturamento da indústria de materiais de construção de 0,8% em relação a julho e 2,8% em relação a agosto de 2018.
Analisando o faturamento acumulado de 2019 – janeiro a agosto – o setor tem desempenho 2,1% superior ao mesmo período de 2018. Na comparação dos últimos 12 meses, a indústria de materiais de construção registra crescimento de 1,5%.
Quanto às vagas de emprego, o resultado observado em 2019 segue estável e positivo. Entre julho e agosto, foi observado 0,2% de crescimento nas vagas do setor. O ano de 2019 sustenta crescimento acumulado de 0,6% na oferta de empregos em relação ao mesmo período de 2018. Analisados os últimos 12 meses, a alta é de 1,2%.
“Podemos falar na continuidade de um reaquecimento gradual do setor. Ainda temos desafios importantes como a reação do mercado imobiliário, a retomada de obras de infraestrutura de maneira sistemática e a aprovação de reformas estruturantes para melhorar o ambiente de negócios. Por outro lado, o aquecimento das vendas de materiais de construção ao varejo ajuda a sustentar o crescimento do otimismo que nossas pesquisas têm indicado, de forma a termos um ano melhor que 2018, que marcou o início dessa recuperação gradativa do setor”, declara o presidente executivo da Abramat, Rodrigo Navarro.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor
Junto com o novo posicionamento, a empresa divulga novo site e marca, porém mantendo o seu compromisso com a qualidade dos seus produtos, a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar dos seus colaboradores