De acordo com informações de empresas associadas à Abrainc – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, os lançamentos de imóveis somaram 16.298 unidades em junho de 2019 – o segundo maior volume mensal lançado da série histórica. A maior parte desses lançamentos (77,5%) foi realizada via empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). No acumulado do primeiro semestre, o resultado colaborou para um total de 45.085 unidades lançadas, volume 10,1% superior ao registrado no mesmo período de 2018.
Já as vendas totalizaram 10.180 unidades em junho de 2019, contribuindo para 55.197 unidades vendidas no acumulado de 2019 - resultado que corresponde a uma leve queda de 0,6% em relação ao mesmo período de 2018. Considerando os últimos 12 meses, os lançamentos e vendas totalizaram, respectivamente, 104.546 e 114.776 unidades, o que representa um aumento de 12,5% no volume de unidades lançadas e uma queda de 0,4% no volume comercializado – ambos computados em relação aos 12 meses precedentes.
Em contraste comportamento negativo do volume comercializado, as vendas líquidas** de imóveis novos – calculadas pela subtração das unidades distratadas do total de unidades vendidas em um mesmo intervalo – cresceram 10,4%, no primeiro semestre de 2019, e 9,5%, nos últimos 12 meses. Tais resultados, vale dizer, refletem a queda expressiva no volume de distratos tanto no balanço parcial de 2019 (-33,2%) quanto no acumulado dos últimos 12 meses (-27,3%). Esse fenômeno se expressa também pela redução observada na relação distratos e vendas, indicador cuja média nos 6 primeiros meses de 2019 (17,0%) encontra-se em patamar muito inferior à média calculada para o mesmo período de 2018 (25,3%).
Fonte: Portal VGV
Publicações relacionadas
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor
Junto com o novo posicionamento, a empresa divulga novo site e marca, porém mantendo o seu compromisso com a qualidade dos seus produtos, a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar dos seus colaboradores