A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão da Indústria Imobiliária (CII), realiza no dia 3 de abril, com a correalização do Senai Nacional e apoio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o II Encontro Nacional sobre Licenciamentos na Construção.
Com inscrições gratuitas, no site da CII/CBIC, o evento será realizado das 9h às 16h30, no auditório do Edifício Armando Monteiro Neto, em Brasília.
A mesa de abertura do evento contará com as seguintes participações:
. Presidente da CBIC, José Carlos Martins
. Presidente da FNP, Jonas Donizette
. Vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Jair Mahl
. Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia, Carlos da Costa
. No painel Panorama Nacional, o vice-presidente de área da CBIC e presidente da CII/CBIC, Celso Petrrucci, abordará o tema O mercado imobiliário e o impacto do Custo da Burocracia no Imóvel. Já o vice-presidente de Habitação da Caixa, Jair Mahl, apresentará o Impacto da Burocracia no atendimento à demanda por crédito imobiliário.
O secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, destacará a participação do governo no desenvolvimento do setor imobiliário, e o gerente de Políticas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, João Marcos Amaral, apresentará o tema “Por um Brasil mais simples”.
No mesmo painel, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio Bezerra, demonstrará aos participantes como a capital cearense se tornou referência em gestão e onde buscar recursos para viabilizar e implementar as melhorias necessárias.
No segundo painel do evento, que apresentará experiências exitosas sobre o tema Licenciamento, destaques para:
. A reinvenção de Porto Velho: antes e depois do Fórum Executivo sobre Licenciamentos de Construções, que será abordado pelo presidente da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, Marcelo Thomé de Almeida;
. Brasília, agilidade com responsabilidade, pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF, Mateus Oliveira;
. Cascavel, Novo modelo de gestão e o Comitê de desburocratização, pelo coordenador do Comitê, Ronaldo Drabik;
. Joinville, referência em cidade empreendedora, pelo secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville-SC, Danilo Conti, e
. Fortaleza, referência em gestão urbana, pela secretária municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza-CE, Águeda Muniz.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
Reconhecimento facial, lockers inteligentes e soluções que permitem reduzir desperdícios ambientais passam a integrar projetos voltados ao novo padrão de moradia da EBM Desenvolvimento Imobiliário
No dia 18 de março, o Banco Central anunciou a...
Por mais um ano, empresa segue entre as maiores construtoras do país, de acordo com a edição 2026 do ranking da INTEC Brasil
Com a chegada do Dia Mundial da Água, é importante destacar que práticas sustentáveis e eficientes, que contribuem para a redução do consumo de recursos hídricos, começam já na concepção dos projetos