O governo federal deve lançar ainda neste mês de julho um novo programa habitacional em substituição ao Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O ‘Casa Verde Amarela’ prevê financiamento com taxas de juros menores e incentivos para legalização fundiária de cerca de 12 milhões de imóveis de baixa renda no país. O programa também prevê auxílio a pequenas reformas habitacionais em unidades definidas pelas prefeituras.
O objetivo, segundo o ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, em live semanal do presidente da República, Jair Bolsonaro, no dia 3, reforçada em entrevista publicada nesta segunda-feira (6), no jornal Valor Econômico, é dar acesso ao financiamento imobiliário a um maior número de famílias.
Ainda de acordo com o ministro Rogério Marinho, há um processo de negociação com o Ministério da Economia e a Caixa Econômica Federal para a diminuição dos juros do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Como ele é remunerado pelo Sistema Financeiro Habitacional, tem um percentual do recurso que ele aporta que tem que ser pago anualmente, em torno de 5% ao ano. A ideia é diminuir esse aporte, o que deve permitir o aceso de pelo menos 1 milhão de novas famílias a empréstimos habitacionais.
Fonte: Agência Brasil
Publicações relacionadas
Com a retomada do trabalho presencial cada vez mais presente nas empresas, projetos business passam a incorporar natureza, paisagismo e áreas de convivência como elementos de bem-estar e valorização dos espaço
Evento reúne especialistas do mercado para discutir certificações, financiamento verde, industrialização e experiências práticas de sustentabilidade na construção civil.
Incorpora ABRAINC 2026 chega à 9ª edição como principal fórum presencial da incorporação imobiliária
Evento reúne lideranças do setor para discutir cenários, desafios e estratégias que devem orientar a incorporação imobiliária brasileira em 2027.
Nomeado a partir de sua inspiração, empreendimento Bauhaus terá interiores com peças de Oscar Niemeyer, Sérgio Rodrigues, Jorge Zalszupin e Ricardo Fasanello; ainda em construção, prédio está localizado na esquina mais emblemática de Goiânia, em frente ao Parque Vaca Brava