Aproveitando a celebração do Dia do Técnico e Engenheiro de Segurança do Trabalho, comemorado no último dia 27 de novembro, especialistas do Serviço Social da Construção de São Paulo (Seconci-SP) chamam a atenção para a importância da adoção das técnicas de prevenção em todos os estágios das obras.
Ao comentar a lei, que há 31 anos regulamentou as profissões de Técnico e Engenheiro de Segurança, o engenheiro de Segurança do Trabalho do Seconci-SP, Ricardo Marcon, destaca que a “atuação desses especialistas, nesse período, foi fundamental para mitigar os acidentes, principalmente nos canteiros de obras, e ampliar os programas de promoção da segurança dos trabalhadores”.
Investir em Segurança e Saúde não é custo, mas investimento
Levantamento divulgado recentemente pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Armênio Crestana (Iepac), do Seconci-SP, corroboram a afirmação do engenheiro quanto à ampliação dos cuidados com a saúde dos trabalhadores da construção civil.
Segundo o estudo, que analisou mais de 65,3 mil consultas médicas não ocupacionais realizadas na Unidade Central do Seconci-SP, houve uma queda no número de atestados médicos de afastamento, ficando em 9,8% em 2018, contra 12,8%, do levantamento anterior.
Wahyne Rodrigues de Lima, também engenheiro de Segurança do Trabalho no Seconci-SP, ressalta que hoje os empresários e os trabalhadores estão mais conscientes quanto à importância da prevenção.
“As empresas já perceberam que aplicar recursos para evitar acidentes no ambiente laboral é um investimento e não um gasto, pois o impacto financeiro resultante de um incidente é muito maior do que a quantia destinada à prevenção”, compara. “Já os funcionários entendem que as iniciativas visam exclusivamente preservar as suas vidas e evitar acidentes”.
O engenheiro Marcon complementa que, além do fator financeiro, existe ainda a questão do impacto emocional que poderá atingir os demais funcionários de uma determinada empresa em um ambiente que presencia um acidente de trabalho. Segundo o especialista, isso sem dúvida impactará na produtividade. Além disso, existe a questão social com a perda de um trabalhador em plena idade produtiva, e o impacto afetivo em seus familiares.
Gestão de riscos para uma prevenção eficiente na construção civil
Os especialistas ressaltam que para uma prevenção eficiente, principalmente na área de construção civil, é fundamental que a gestão dos riscos seja realizada desde a fase de projeto, pois assim é possível implementar sistemas eficazes que evitam o gasto com ajustes posteriores na obra, e prevenir prováveis punições dos agentes fiscalizadores.
“Nem todas as empresas conseguem dispor da equipe necessária para realizar essa prevenção e, nesse ponto, o Seconci-SP também consegue apoiá-las. Isso porque a entidade possui um setor de Saúde e Segurança do Trabalho estruturado, com médicos, engenheiros e técnicos, prontos para apoiar as companhias, em todo o Estado de São Paulo, na elaboração de laudos, planos de gerenciamento de riscos, atendimentos às Normas Regulamentadoras etc.”, pontua Lima.
Atualmente há 35 Normas Regulamentadoras (NRs) vigentes que definem os procedimentos que devem, obrigatoriamente, ser aplicados para proteção da saúde e segurança dos profissionais. Em muitos casos, a correta verificação do cumprimento da NR exige a utilização de aparelhos específicos, que possuem valor elevado, seja para medir a emissão de ruídos ou vibrações, por exemplo.
Investindo constantemente na modernização de seus equipamentos, o Seconci-SP está pronto para apoiar as empresas, seja na verificação do cumprimento das NRs ou na elaboração de programas que atestem o cumprimento das normas.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor
Junto com o novo posicionamento, a empresa divulga novo site e marca, porém mantendo o seu compromisso com a qualidade dos seus produtos, a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar dos seus colaboradores