Exclusividade e flexibilidade: incorporadoras inovam para oferecer moradias cada vez mais personalizadas

Exclusividade e flexibilidade: incorporadoras inovam para oferecer moradias cada vez mais personalizadas

A personalização desponta como uma tendência global no mercado imobiliário. O estudo "Comportamento do Consumidor de Imóveis em 2040", desenvolvido pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) em parceria com a Deloitte, destaca a crescente valorização por soluções residenciais adaptáveis, que atendam às diversas configurações familiares e estilos de vida. Corroborando essa visão, uma pesquisa da consultoria McKinsey & Company revela que 71% dos consumidores esperam experiências de compra personalizadas, incluindo no setor imobiliário. Atenta a essas transformações, a Terral Incorporadora tem investido consistentemente em projetos que oferecem opções de personalização. Como resultado, cerca de 40% das unidades entregues pela empresa nesses empreendimentos já foram adaptadas para refletir as preferências individuais de seus moradores. 

O gerente comercial da Terral Incorporadora, Ricardo Cruz, explica que a experiência de adquirir um imóvel está cada vez mais ligada à possibilidade de imprimir identidade, estilo e necessidades pessoais do cliente. Ele argumenta que – mais do que a localização ou metragem do apartamento – o novo consumidor do mercado imobiliário busca também exclusividade, praticidade e liberdade de escolha. “Desde os primeiros projetos, a Terral Incorporadora é demandada por plantas personalizadas. Nossos projetos sempre consideraram o desejo dos clientes de morar em espaços com a sua cara. Estimamos que, nos últimos 10 anos, entregamos cerca de 600 apartamentos com plantas personalizadas”, afirma o gerente comercial.  

A personalização dos imóveis se tornou uma tendência consolidada para a Terral Incorporadora, com destaque para diferenciais ligados ao design e à arquitetura. Segundo Ricardo, esses são os principais vetores de personalização demandados hoje pelos clientes, na sequência estão automação e tecnologia.  “Mais do que vender imóveis, a Terral se dedica a criar experiências personalizadas e significativas. Morar bem vai além de paredes e metragens. Construímos lares pensados para receber histórias, formar memórias, acolher conquistas e construir o futuro de quem escolhe viver ali. Para a Terral, o conceito de morar bem vai além de paredes e metragens, é proporcionar um espaço onde cada escolha tem propósito, e onde o projeto se molda à vida real”, destaca.  

 

Elemento essencial na jornada de compra 

Na Consciente Construtora e Incorporadora, a personalização é um elemento essencial na jornada de compra. Desde 2014, quando retomou a oferta desse serviço em seus empreendimentos, a empresa vem acompanhando uma mudança importante no perfil de seus clientes, que buscam imóveis cada vez mais alinhados às suas rotinas. O reflexo disso está nos números: em produtos voltados à moradia, até 73% das unidades já foram entregues com algum nível de personalização. 

Esse movimento se intensificou nos últimos anos, com um salto expressivo no valor investido pelos próprios clientes em adaptações. Ao comparar dois empreendimentos — um concluído em 2018 e outro em 2025 — a incorporadora registrou um aumento de mais de três vezes no valor médio investido em personalizações por unidade, evidenciando o desejo crescente de transformar o imóvel em um reflexo autêntico do estilo de vida de cada morador.  

A diferença no perfil do consumidor também é perceptível pela Consciente: enquanto investidores costumam optar por configurações padrão, os compradores, que visam moradia, demonstram maior disposição para adaptar o imóvel às suas necessidades. A diretora de empreendimentos da Consciente, Camila Inácio, reforça que mais do que um acabamento ou um detalhe estético, a personalização tem se mostrado uma escolha consciente e afetiva, que valoriza a individualidade do cliente. "A personalização é uma forma de valorizar a individualidade e criar uma experiência de moradia mais significativa. Temos visto nossos clientes cada vez mais envolvidos nesse processo, buscando não apenas conforto, mas também identidade nos espaços em que vão viver", destaca. 

 

Valor agregado 

Na Brasal Incorporações, a personalização começa desde a primeira visita ao decorado. Com agendamento prévio, o cliente é recebido em uma experiência direcionada e exclusiva, que faz toda a diferença na jornada de compra. Posteriormente, o cliente tem acesso a diversas opções de personalização, que vão desde os acabamentos até layouts flexíveis. Temos percebido um aumento na demanda por imóveis com identidade própria. A personalização permite desenvolver projetos únicos, com estilo e personalidade, agregando ainda mais valor ao imóvel”, destaca Ana Caroline Pina Brasal incorporações. 

Fonte: Assessoria

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