Arquitetos dão dicas de como aproveitar os ambientes generosos dos apartamentos de luxo
Pode parecer fácil, mas pensar um projeto de interiores para ambientes mais amplos tem seus desafios. O principal deles é torná-lo aconchegante e harmonioso, eliminando aquela sensação de “vazio” que espaços muito grandes podem provocar. Pensando nisso, os arquitetos Adriana Mundim e Bruno Veras dão valiosas dicas para pensar na decoração de apartamentos quando se tem espaço de sobra.
Em Goiânia, empreendimentos lançam o desafio de preencher ambientes generosos com tudo que o universo da decoração tem disponível. Um deles é o Kingdom Park Residence, um cinco suítes com metragem total de 482 metros quadrados ao lado do Parque Vaca Brava. O living, por exemplo, possui um vão livre de mais de 170m² e pode ser dividido em diversos ambientes de acordo com a personalização de cada morador. O amplo espaço dá até margem para um agaleria de arte, além dos demais ambientes que podem, ou não, serem integrados nestes vãos livres como sala de estar, jantar e lugares para descansar ou receber pessoas. O que vale é criatividade.
Outro empreendimento que também se encaixa no desafio é o da Loft Construtora e Incorporadora: Sinfonia Eco Design. O alto padrão possui quatro suítes, com metragens que variam entre 287 a 296 m², além de uma penthouse de 612 m² e uma cobertura de 627 m². O luxuoso residencial será edificado numa das áreas mais nobres da capital, o Setor Marista, próximo ao Areião, na Alameda Ricardo Paranhos.
Dona de um estilo clássico contemporâneo, a arquiteta Adriana Mundim - que assina o projeto do decorado do Kingdom, optou por uma decoração que prioriza tons neutros e pitadas de cores em poltronas e almofadas. Duas grandes mesas protagonizam o projeto, uma delimita o espaço de estar e a outra compõe o ambiente gourmet. Na primeira, belos e grandes vasos de vidro são usados como centro, na segunda, luminárias suntuosas preenchem o ambiente e dão toque alegre ao espaço destinado para receber convidados.
Os ambientes são marcados com tapetes que seguem a padronagem de cores bege, branco e marrom e definem também a área dos diferentes ambientes. Embora não pareça, a arquiteta explica que decorar um ambiente muito amplo é mais difícil que decorar um espaço pequeno. “Hoje em dia existem muitas soluções para os apartamentos compactos, mas dar utilidade aos espaços quando eles são amplos é desafiador. Neste caso é preciso investir em móveis com proporção maiores como sofás mais longos e poltronas mais profundas”.
O ponto central está na funcionalidade dos objetos decorativos e móveis. A dica é abusar de cômodas e aparadores que servirão de porta objetos, abajures, porta-retratos e lembranças de viagens, por exemplo. Segundo ela, esses móveis são versáteis pois podem ser usados para servir, como um bifê. “Como o espaço é amplo, uma mesa pode ser usada encostada em uma parede ou até mesmo atrás de um sofá”, detalha.
No Kingdom Residence, ela optou por revestimentos de madeira nas paredes o que deixou a área social mais aconchegante. Persianas também podem ser usadas como divisórias de ambientes, por exemplo, pois ajudam também a promover a sensação de acolhimento. “O que acreditamos é que a utilidade deve dar o tom conforme o perfil do cliente. Se ele escolhe um amplo e quer uma visão livre, mobiliar demais não é o perfil, mas se o cliente prefere ambientes organizados e queira que cada um deles tenham uma uso diferente, apostar em mobílias de utilidade é a solução”, diz Adriana Mundim.
Preparar cantinho de leitura e descanso também é uma opção. Entretanto, Adriana alerta para o perfil do morador, que deve gostar desse tipo de atividade em casa. “O ideal é uma poltrona confortável em um lugar que permita a visão total do ambiente”, detalha. Para os quartos, a tendência é a utilização de camas de casal, mesmo quando o usuário for solteiro, salvo em quartos para crianças muito pequenas onde o lugar também pode ganhar espaços para brincadeiras.
Publicações relacionadas
Integração entre processos bem planejados e o uso da tecnologia integrada à mão de obra para garantir mais velocidade e maturidade às empresas foi o foco do último módulo do ano
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor