A tecnóloga em saneamento e gestora ambiental da empresa, Cinthia Martins, mostrou experiências que estão dando certo, como a MiniETE e a reciclagem dos resíduos da construção civil.
A melhor maneira de diminuir o impacto dos resíduos jogados no meio ambiente é não os gerar. Esse foi um dos pontos de vista apresentados pela tecnóloga em saneamento ambiental e gestora ambiental da Toctao Engenharia, Cinthia Martins, durante sua palestra no Seminário “Construção + Limpa”. O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agrimensura de Goiás (Crea Goiás), na última terça-feira, 12 de junho, no auditório da entidade.
Com o objetivo de conhecer experiências que contribuam para a criação de um conjunto de procedimentos que deixem as construções em Goiás cada vez mais limpas e menos impactantes ao meio ambiente, o seminário reuniu vários especialistas e profissionais que trabalham diretamente com a gestão de resíduos da construção civil no Estado.
Durante sua palestra, Cinthia destacou que é política interna consolidada da Toctao Engenharia a preocupação com o cumprimento das normativas de preservação ambiental e a implementação de políticas que preservem o meio ambiente, gerem sustentabilidade e economia.
Entre as ações apresentadas por ela estão as medidas tomadas para tratamento adequado dos resíduos líquidos, com destaque para a MiniETE, uma Mini Estação de Tratamento de Efluentes portátil, desenvolvida pela própria empresa e que representou uma solução para o tratamento da água residual gerada pelas obras. O equipamento, que foi desenvolvido pela empresa com o apoio do Senai, trata a água usada dentro das obras, inclusive a dos chuveiros. Após o tratamento, a água pode ser reutilizada para várias atividades dentro do canteiro. “Deixamos de usar água potável, que tem um alto custo de tratamento, para utilizar água de reuso, o que é bem mais ecológico”, pontua Cinthia Martins.
Pelo projeto da MiniETE, a Toctao Engenharia recebeu o prêmio CREA-GO de Meio Ambiente, o prêmio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) de Inovação e Sustentabilidade e o Prêmio Nacional de Inovação, oferecido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Reaproveitamento
Em sua exposição, a gestora ambiental detalhou outras experiências que deram muito certo nas obras da Toctao e que possibilitam a reciclagem de quase 100% dos resíduos das obras. Segundo a especialista, graças a pesquisas desenvolvidas pela própria empresa, novas tecnologia, fortes parcerias e uma boa dose de empreendedorismo, a Toctao tem conseguido contribuir para transformar restos de concreto, argamassa e até de gesso novos insumos. “Essa é uma medida que, além de deixar as obras mais limpas, impacta positivamente na cidade, já que ajuda a diminuir o volume desses materiais nos aterros sanitários”, frisou Cinthia.
Para o presidente do CREA - GO, Francisco Almeida, as ações desenvolvidas pela Toctao mostram que tecnologias e boas práticas por parte das empresas podem fazer a diferença para uma sociedade realmente sustentável. “Essas experiências da Toctao comprovam que podemos e devemos agir com responsabilidade para edificar práticas que gerem sustentabilidade, economia e eficácia”, destacou.
Já o estudante de engenharia Marcelo Mathias Ribeiro, 19, - que estava presente ao evento, disse que o projeto da Toctao abre caminho para novas atitudes na engenharia civil. “Todos os dias vemos na faculdade que precisamos organizar novas maneiras para preservar o meio ambiente e proporcionar edificações, seguras e que tenham compromisso socioambiental. Gostei demais desse projeto por que tem isso tudo”, finalizou.
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação