A cada novo ano, pequenas mudanças revelam novas influências na forma como as pessoas se relacionam com seus espaços. Em 2026, a decoração reforça um movimento já em curso que envolve mais do que estética, os ambientes passam a expressar muita identidade, valoriza cada vez mais o conforto e a consciência ambiental. O lar deixa de seguir fórmulas prontas e passa a refletir escolhas mais pessoais, afetivas e conectadas ao cotidiano. A arquiteta Tainá Carrilho da Brasal Incorporações, destaca cinco tendências que devem orientar os projetos.
Formas orgânicas e itens artesanais
Com sofás arredondados, mesas com bordas irregulares, espelhos assimétricos e elementos arquitetônicos curvos, as formas orgânicas continuam em evidência contribuindo com ambientes mais acolhedores e visualmente harmônicos, mas agora os itens artesanais chegam com tudo para compor com ainda mais aconchego e personalidade. A arquiteta comenta que, em 2026, as peças feitas à mão, fibras naturais, madeira bruta e itens com imperfeições intencionais, deixarão os projetos mais humanos e originais.
Personalização como essência do projeto
A busca por ambientes autênticos ganha ainda mais força em 2026. A personalização se torna elemento central da decoração, com espaços que misturam estilos, épocas e referências pessoais. Objetos afetivos, móveis de família e itens garimpados passam a dividir espaço com design contemporâneo.
“Seguindo essa tendência, as grandes empresas como a Brasal Incorporações começam a desenvolver serviços de personalização como o Easy Home, que entrega unidades prontas para morar, já com marcenaria, iluminação, climatização, acessórios nos banheiros escolhidos previamente e até mobiliário e eletrodomésticos”, comenta a Tainá.
O protagonismo dos tons acolhedores
A Cor do Ano Pantone 2026 reforça uma tendência já perceptível no design de interiores, a valorização de tons suaves, equilibrados e emocionalmente reconfortantes. A escolha aponta para uma paleta que transmite calma, clareza e atemporalidade, funcionando como base neutra para diferentes estilos de decoração. Essa cor dialoga especialmente bem com materiais naturais e tons terrosos, permitindo ambientes sofisticados, luminosos e acolhedores.
Design biofílico como resposta ao ritmo urbano
O verde natural e integração com a natureza segue como uma das principais direções da decoração em 2026. O design biofílico se fortalece por meio do uso de plantas naturais, jardins internos, iluminação natural abundante e materiais orgânicos como madeira, pedra e fibras vegetais. Mais do que estética, essa tendência atende a uma demanda por ambientes que promovam bem-estar, conforto sensorial e qualidade de vida.
Arquitetura do conforto
Mais do que estética ou inovação tecnológica, os novos projetos, especialmente no segmento de alto padrão, estão cada vez mais priorizando o bem-estar sensorial como valor central, com atenção especial ao conforto acústico, térmico e lumínico. O silêncio, a qualidade da iluminação natural, o controle térmico e a sensação de acolhimento ganham status de luxo contemporâneo, influenciando decisões de compra e valorização dos imóveis.
“Ambientes bem isolados de ruídos, pensados de acordo com a orientação solar, com ventilação eficiente e maior privacidade refletem um novo estilo de morar, no qual conforto, tranquilidade e qualidade de vida se tornam elementos essenciais da arquitetura residencial”, explica a arquiteta.
Sustentabilidade e escolhas conscientes
Tudo que envolve sustentabilidade já deixou de ser um diferencial e se tornou um critério essencial na decoração. Aumenta a procura por projetos priorizam móveis duráveis, produção artesanal, reaproveitamento de materiais e marcas comprometidas com processos responsáveis. O consumo consciente orienta decisões mais duradouras, reduzindo excessos e valorizando qualidade, origem e impacto ambiental.
Brasal Incorporações
Com mais de 60 anos de história, a Brasal é um grupo multissegmentado que atua em incorporação imobiliária, bebidas, veículos, combustíveis e energia renovável. A Brasal Incorporações, presente em Brasília, Goiânia e Uberlândia, já soma mais de 10 mil unidades entregues, 1,6 milhão de m² construídos e R$ 8 bilhões em VGV lançados.
Reconhecida pelo Great Place to Work, emprega mais de 1.500 colaboradores e possui certificações de excelência como PBQP-H/SIAC nível A e ISO 9001. Cada empreendimento carrega o compromisso de oferecer qualidade de vida, inovação e sustentabilidade para as gerações presentes e futuras.