A turma da segunda edição do curso "Análise de Viabilidade e Riscos de Incorporações Imobiliárias", oferecido pelo projeto Ademi Qualifica, iniciativa da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) para profissionalizar o mercado imobiliário, continua superando expectativas. Com 33 vagas abertas, a demanda chegou a 39 participantes, que assistiram à primeira aula na última quarta-feira, dia 29, sob o comando do professor especialista Pedro Nogueira. O curso é direcionado para profissionais de incorporação imobiliária, com ensino superior completo em qualquer área, para associadas e não-associadas.
Os demais encontros aconteceram na última sexta-feira, dia, 01, e no sábado, dia 02, e o encerramento aconteceu nesta terça-feira, 05, com uma mesa redonda para troca de experiências, dicas e aprendizados conquistados por diretores de grandes incorporadoras de Goiânia. Ao todo serão 20 horas/aula. “Buscamos um trabalho de profissionalização, principalmente para mostrar quais são os riscos envolvidos neste processo de incorporação imobiliária, um modelo de negócio bastante atrativo, muito disseminado, mas que carrega diretrizes e premissas que geram riscos envolvidos dentro da operação”, explica o professor Pedro.
O curso, resume ele, aborda a conscientização do processo, os riscos e pontos de atenção. “Destacamos situações que, no dia a dia são enfrentadas neste modelo de negócio e que precisam ser analisadas com ferramenta específica, que é a estrutura de viabilidade. Este assunto é uma lacuna a ser ocupada, pois vem de uma estrutura de formação acadêmica, mas, na prática, as pessoas acabam se deparando com situações que não se vê em qualquer local ou livro. E alimentamos um debate a respeito desse assunto”, reforça o especialista.
A proposta do curso "Análise de Viabilidade e Riscos de Incorporações Imobiliárias’, é desenvolver a visão técnica e analítica para o entendimento dos fatores que influenciam a viabilidade econômico-financeira de projetos de incorporação imobiliária, passando por todas as etapas de uma incorporação. “Para 2022, todo o planejamento do nosso projeto de profissionalização do mercado está destinado para profissionais que desejam refletir em maior qualidade nas ações e nos empreendimentos, a fim de torná-lo mais sustentável, aprimorar a gestão das empresas e que elas estejam certificadas cada vez mais para atender às demandas do segmento”, destaca Fernando Razuk.
Na abertura desta turma, o superintendente da Ademi-GO, Felipe Melazzo, comentou que os próximos cursos terão como assunto central ‘Orçamento, Planejamento e Controle de Obra’, com o especialista Gilberto Porto, nos dias 23, 25 e 30 de agosto, com encerramento no dia 01 de setembro, e ‘Pós-obra e Vícios Construtivos’, com previsão para outubro. As procuras pelos próximos eventos, que ainda não estão com inscrições abertas, já começaram a mobilizar todo o setor. “A Ademi-GO também está antenada aos profissionais de renome nacional que possam contribuir para atualização e orientações dos nossos profissionais, a fim de fortalecer o setor”, destacou.
Ciclo completo
Responsável pelo planejamento da grade 2022 do Ademi Qualifica, a empresária Miguelina Borges reforça que o novo formato do projeto visa elevar o grau de conhecimento dos operadores da incorporação imobiliária no Estado. “Nós temos um mercado pujante e uma alta demanda por executivos bem qualificados. Nossas ações estão voltadas para profissionais que possuam o terceiro grau de estudos para, efetivamente, reciclar e formar os executivos das empresas associadas e do mercado em geral que desejam atuar como investidores”, explica
Para este ano, a programação do projeto aborda o círculo completo da incorporação imobiliária, detalha Miguelina, desde a validade de um terreno para transformá-lo em uma área que será alvo do investimento até a relação posterior à entrega do empreendimento, passando por garantias e manutenção dos imóveis. “Nós estamos, efetivamente, trazendo para a sala de aula dos nossos associados o teórico e o prático, com docentes que não só tenham a experiência da docência, mas que também saibam aplicá-la, colocar a mão na massa, ou melhor, no planejamento. O mercado imobiliário possui um ciclo longo e, se o incorporador quiser uma boa viabilidade de um empreendimento, é preciso, antes, dispor de um bom controle de tudo, inclusive na execução, senão toda projeção orçamentária será inválida.
O engenheiro Felipe Silva Assis, que trabalha na parte de Coordenação de projetos da Toctec Engenharia, participou do curso e avaliou como muito proveitoso. “Achei o conteúdo muito edificante, principalmente a parte de análises de riscos, que é um assunto que eu não conhecia muito, somente a parte de projetos e coordenação, que é a área que eu atuo hoje, e entendo que é importante conhecermos o todo”.
O Ademi Qualifica oferece, desde a sua criação, um calendário anual de palestras, cursos e eventos com profissionais renomados do mercado e temas atuais de relevância para o segmento. Toda a programação é destinada, com benefícios, para integrantes de associadas, e aberta para demais empresários do setor e empresas que desejam se filiar à entidade.
Programação do próximo curso do Ademi Qualifica:
CURSO 2
Orçamento, Planejamento e Controle de Obra, com o especialista Gilberto Porto
Mini-bio: professor da Fundação Dom Cabral (SP), palestrante e líder de projetos envolvendo temas de governança para resultados, estratégia, inovação, projetos, processos, modelos de parcerias, monitoramento & avaliação em organizações públicas.
Datas e horários: dias 23, 25 e 30 de agosto, com encerramento no dia 01/09 - das 17 às 22 horas.