Construtoras goianas dão exemplo com iniciativas em prol da sustentabilidade na construção civil

Construtoras goianas dão exemplo com iniciativas em prol da sustentabilidade na construção civil

Segundo dados do United States Green Building, o Brasil ocupa 5ª posição entre 180 países no ranking mundial de sustentabilidade, com mais de 1.500 construções sustentáveis no país. A informação prova que um futuro mais sustentável no setor imobiliário não é mais uma meta tão distante – exemplo são construtoras de Goiânia que se destacam pelo desenvolvimento de tecnologias e soluções em prol da causa.

Na Sousa Andrade, por exemplo, são realizadas ações de reaproveitamento, reciclagem de resíduos, descartes corretos, disposição de kits de segurança e placas de conscientização. A empresa desenvolveu ainda bicicletários – que contribuem para redução de CO2 –, cultivo de plantas nos canteiros das obras e hortas orgânicas que contribuem na alimentação dos colaboradores.

“A preocupação com a sustentabilidade sempre foi uma constante, e nesses 25 anos de empresa buscamos implementar boas práticas do nosso mercado. Mas foi a partir de 2020, quando contratamos uma consultoria especializada na área, que desenvolvemos novos processos e consolidamos os existentes com mais eficiência”, conta Marcelo Alvarenga, gerente de Engenharia da Sousa Andrade.

Desde então, a construtora já recebeu certificações como a ISSO 14001, norma internacional para sistemas de gestão ambiental. Nas obras, estrutura de materiais para execução dos canteiros é reaproveitada, e ainda há baias de resíduos separadas por classe, caixas para pilhas, baldes lava pincéis, chuveiros ecológicos com reaproveitamento de água, monitoramento de fumaça de máquinas e de ruídos, e fichas de segurança em produtos químicos.

Já no escritório, há incentivo para que os colaboradores realizem descarte correto de pilhas e de resíduos (com frentes de coleta seletiva) e conscientização sobre redução do uso de papel. “Entendemos que a questão de sustentabilidade precisa fazer parte da cultura da empresa, e isso fez toda a diferença para nosso progresso. Agora, estamos incorporando mais medidas ESG, a fim de melhorar nosso desempenho no tripé ambiental, social e governança”, revela Marcelo.

Prêmio sustentável

A Brasal Incorporações é um outro exemplo, pois já foi, inclusive, premiada no último ano por suas ações de sustentabilidade. A incorporadora recebeu, pela obra do Reserva dos Ipês, o Prêmio Goiânia Sustentável, promovido pela Prefeitura de Goiânia por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), com iniciativas como a implementação de sistema de captação de água pluvial, ação de coleta seletiva de resíduos, plano de educação ambiental com ainda palestras educativas para colaboradores e apoio financeiro a um abrigo de animais.

A incorporadora adotou ainda tapumes sustentáveis nos canteiros de suas obras. A estrutura usada para cercar a construção conta com locais para descarte de lixo eletrônico, plástico e óleo de cozinha, como forma de incentivar a comunidade local a fazer o manejo correto desses materiais. O mais recente tapume da Brasal foi colocado na obra do Reserva Harbo, no Setor Marista, que trouxe novidades como uma pia para lavar as mãos, bebedouro para quem passa pelo local, saquinhos para recolher as fezes dos animais de estimação e local para que os pets bebam água.

“Damos uma atenção especial às ações de sustentabilidade na Brasal para amenizar o impacto das obras para a comunidade. Como qualquer construção acaba gerando barulho e afetando a vida dos moradores locais, tentamos retribuir à população o acolhimento dos nossos empreendimentos, incluindo dos nossos funcionários”, explica Raphael Chaul, engenheiro de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da Brasal. 

Fonte: Assessoria

Tags populares

Quer enviar um e-mail pra gente? Acesse nossa página de contato.

Filtrar