Construtora realiza projeto para melhorar qualidade de vida dos trabalhadores

Construtora realiza projeto para melhorar qualidade de vida dos trabalhadores

Estudo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a organização global de saúde pública Vital Strategies e divulgado no final de junho alerta que, atualmente, 56,8% dos brasileiros estão com excesso de peso. O percentual representa a soma das pessoas com sobrepeso e com obesidade, ou seja, com índice de massa corporal (IMC) igual ou acima de 25. A taxa chega a 68,5% na faixa etária com idade entre 45 e 54 anos e a 40,3% entre os mais jovens, com 18 a 24 anos.

Além disso, 10,3% da população têm diagnóstico médico de diabetes. Quando se trata de hipertensão arterial, 26,6% dos brasileiros receberam o diagnóstico. Em Goiânia, a Opus Incorporadora fica atenta aos exames periódicos de seus colaboradores e, por isso, criou o projeto Construa sua melhor versão, para incentivá-los a cuidar melhor da saúde. A competição de perda de peso aconteceu em cerca de 12 canteiros de obras da empresa que possuem ginástica laboral.

“A ideia surgiu a partir do monitoramento dos exames ocupacionais onde verificamos que uma quantidade significativa de trabalhadores estava acima do peso, apresentando pressão arterial e glicemia mais elevadas. Então pensei em criar um projeto para incentivar a saúde deles”, explica a supervisora de segurança da Opus, Adriana Garcia da Silveira, contando que no total aproximadamente 70 funcionários das obras participaram. “Todos foram engajados do início ao final”, destaca. 

Pontuação
A competição foi realizada em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), por eles já realizarem a ginástica laboral na empresa e já trabalharem com projetos semelhantes. “Os colaboradores foram pontuados por metas cumpridas. Participação na ginástica ganha cinco pontos, mandar foto diariamente praticando atividade física ganha mais pontuação. Pontua também as bioimpedâncias feitas no início e no final do projeto, que tem duração de cerca de quatro meses”, detalhou Adriana, contando que em cada obra foram premiados os três primeiros colocados. 

O técnico em segurança Leonardo Vitor Monteiro, de 24 anos, foi o campeão do projeto Construa sua melhor versão na obra Pateo 136, no Setor Marista, que teve cerca de dez participantes. Ele perdeu 1,4 quilo de gordura e ganhou 700 g de massa muscular. “Eu decidi participar para uma melhoria da saúde e fiquei satisfeito com o resultado, pois é difícil ganhar massa”, afirmou ele que já frequentava academia e jogava futebol aos finais de semana. “Dei uma melhorada na alimentação, cortei doces no meio da semana e passei a comer mais frutas e verduras”, completou. 

O primeiro colocado de cada obra ganhou uma TV de 32 polegadas, o segundo lugar um celular e o terceiro com uma caixa de som portátil. Uma nova edição do projeto está sendo organizada para o início do próximo ano. “Alguns ajustes serão feitos para uma maior quantidade de participantes. Tivemos muitos benefícios e pessoas que de fato mudaram a forma de pensar”, ressalta a supervisora de segurança da Opus, Adriana Garcia da Silveira.

Fonte: Imprensa

Tags populares

Quer enviar um e-mail pra gente? Acesse nossa página de contato.

Filtrar