A frota de veículos de Goiânia é a sexta maior do País, de acordo com dados da Confederação Nacional de Municípios (CNN), o que implica em vários transtornos para os goianienses. Um deles é a dificuldade de estacionar, preocupação que volta a incomodar com início do ano letivo nas redes públicas estadual, municipal - com 100 mil alunos - e em algumas escolas particulares.
Além das usuais medidas de controle de trânsito normalmente tomadas pelos órgãos de trânsito, contribuições da comunidade estão sendo providenciadas para dar mais conforto a condutores e a comunidade em geral. Uma delas vem da Dinâmica Engenharia que, liberou uma área, situada na quadra 101 lotes 2 e 3, para que a comunidade possa estacionar no local sem custos na Rua T-30, no Setor Bueno, um dos bairros que mais concentra escolas na capital. O local comporta até 60 carros.
“A ideia é ampliar as alternativas para deixar o veículo enquanto entrega os filhos na escola, evitando assim filas duplas e congestionamento”, diz o diretor da construtora, Mário Valois. Vizinho ao terreno da Dinâmica Engenharia estão colégios particulares como o Interamérica e o Espaço Criativo, prédios corporativos, clínicas e outros locais que geram fluxo de pessoas e, também de veículos, uma vez que a Goiânia tem média de um carro para 2,42 habitantes, uma das mais elevadas do Brasil, de acordo com o CNN.
O estacionamento é um dos problemas mais sérios do trânsito de Goiânia. Diante das dificuldades, muitos condutores acabam cometendo infrações. Em 2018, dados do Detran-GO demonstram que esta irregularidade gerou 130.045 atuações. Esta é a quarta vez que a construtora abre vagas de estacionamento para contribuir com a cidade e exercer sua política de responsabilidade social.
“Nós entendemos que podemos contribuir com o bem-estar urbano com medidas simples como esta”, destaca Mário Valois. O projeto nasceu em 2015, quando a empresa começou a abrir o subsolo dos prédios em construção para estacionamento dos colaboradores e, em segundo momento, para a comunidade. “A fim de monitorar a qualidade do nosso acabamento, há algum tempo, nós optamos por concluir o subsolo, térreo e mezanino, antes de começar a ‘subir’ a estrutura do prédio. Com o pronto, percebemos que poderíamos dar a ele essa função temporária e, assim, tornar este período de obras mais confortável para os colaboradores e a vizinhança também”, diz Valois.
A primeira experiência foi realizada no Residencial Only Marista, construído próximo ao Parque Areião. Diante dos bons resultados, o projeto foi implementado na obra do Residencial Poème Lago das Rosas, que foi construído na orla do Lago das Rosas, no Setor Oeste. Agora, na nova fase do projeto, os benefícios devem durar mais tempo, uma vez que a abertura das vagas de estacionamento se dá em um terreno.
Fonte: Assessoria
Publicações relacionadas
Membro do Conselho Executivo da Dinâmica Incorporadora, a engenheira civil Isabelle Valois passou a integrar a CBIC Jovem.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, incorporadoras da capital destacam soluções sustentáveis que aliam tecnologia, eficiência e responsabilidade ambiental
Especialista afirma que casas de campo modernas e exclusivas a poucos minutos do centro urbano passam a figurar como investimento estratégico e refúgio familiar de alto padrão
Com consumidores cada vez mais exigentes, o mercado imobiliário aposta em soluções que oferecem liberdade de escolha, atendimento especializado e projetos alinhados ao estilo de vida de cada cliente