Em uma lição de Responsabilidade Social, a indústria da construção comemora a prestação de mais de 171 mil atendimentos nas áreas de educação, saúde, cidadania e lazer a mais de 46 mil trabalhadores do setor e seus familiares na 13ª edição do Dia Nacional da Construção Social (DNCS), realizado no último dia 17 de agosto, em 30 localidades do País, conforme dados retificados e publicados nesta terça-feira (27/08). Os números superaram os de 2018, que registram mais de 164 mil atendimentos a mais de 47 mil pessoas. Além disso, nas cidades participantes, a ação contou com 1.101 parceiros, e 4.259 voluntários.
Iniciada em 2007, a ação promovida nacionalmente pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), com apoio especial do Seconci Brasil, já alcançou até este ano expressivos números:
- 4.256.956 atendimentos;
- 882.338 pessoas atendidas.
Na avaliação da vice-presidente da Área de Responsabilidade Social da CBIC, Ana Cláudia Gomes, o grande mérito do Dia Nacional da Construção Social de 2019 foi o de, mesmo em um ano tão desafiador, ter 30 localidades participando da ação. “O Dia Nacional já é uma agenda mais que tradicional da indústria da construção. É uma festa que é muito aguardada pelas empresas, pelas entidades e pelo trabalhador”, ressaltou.
Setor da construção dá um grande passo na direção do desafio da campanha do #DNCS2019
Mais uma vez, o Dia Nacional da Construção Social – maior evento de responsabilidade social da construção civil – demonstrou o compromisso social da indústria da construção não apenas com a saúde e a cidadania dos seus colaboradores, mas também com a empregabilidade, alertando-os para a necessidade de pensar nas transformações advindas das inovações tecnológicas.
Neste ano, o DNCS mobilizou o setor para a campanha ‘O mundo está mudando, e você?’. Ao convocar os trabalhadores que participaram da abertura oficial do evento, em Curitiba/PR, a se prepararem para o futuro que está chegando, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, reforçou que “o setor vai trabalhar muito a segurança do trabalho e a capacitação para ter trabalhadores cada vez mais seguros e felizes”.
Sobre o tema da campanha deste ano, Ana Claudia Gomes, que também preside a Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da entidade, ressalta que “foi muito satisfatório conseguir colocar a questão da qualificação profissional para o nosso trabalhador”.
“Fico muito feliz de a gente conseguir alavancar o trabalho de conscientização de empresas, trabalhadores e entidades. Esse é um desafio compartilhado. Para o futuro do nosso setor, para que a gente alcance os níveis de produtividade e de qualidade que tanto almeja é fundamental uma mudança de cultura e um trabalho compartilhado e colaborativo de formação e qualificação de todo o contingente da construção”, ressalta Ana Claudia.
O DNCS mostrou que isso é possível e que o trabalhador está aberto. A ação social levou bastante conteúdo para todos os cantos do Brasil, fazendo com que o trabalhador desperte para esse novo momento de mercado e que ele passe a ser autor nesse seu processo de desenvolvimento pessoal e profissional”.
Dia Nacional também é um projeto sustentável
Mas as ações do DCNS não param quando a mobilização do Dia Nacional da Construção Social termina. O Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci-GO), por exemplo, reaproveitará o banner do fundo de palco do DNCS Goiás deste ano, realizado em Goiânia, e o painel promocional do Dia Nacional para produzir sacolas reutilizáveis.
A ideia, segundo a gerente executiva do Seconci-GO, Isabela Lemos, é distribuir as sacolas para os colaboradores da entidade que trabalharam no evento.
Ação semelhante foi feita pela CRS/CBIC.
Confira mais sobre essa importante iniciativa, na Agência CBIC e nas redes sociais da entidade.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte