Dados da pesquisa divulgada na terça-feira (20/08) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelam que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) voltou a subir e alcançou 59,4 pontos em agosto. Pelo terceiro mês consecutivo, houve aumento do indicador, que está acima da média histórica de 54,5 pontos. a confiança segue elevada. Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando estão acima dos 50 pontos mostram que os empresários estão confiantes.
De acordo com a CNI, a confiança melhorou para todos os portes de empresas. Nas médias e sobretudo nas grandes empresas, está acima da média nacional. Nas grandes empresas, o ICEI alcançou 59,7 pontos neste mês. Nas médias indústrias, ficou em 59,5 pontos e, nas pequenas, em 58,8 pontos. O ICEI na construção ficou em 58,5 pontos, atrás das indústrias extrativa (62,8 pontos) e de transformação (59,5 pontos).
O aumento do otimismo é resultado da melhora da percepção das condições atuais dos negócios e do aumento do otimismo sobre o desempenho das empresas e da economia nos próximos seis meses. O índice de condições atuais cresceu 4,1 pontos frente a julho e ficou em 51,1 pontos. Foi a primeira vez desde março que o indicador ficou acima dos 50 pontos, mostrando que os empresários percebem uma melhora nos negócios.
O Índice de Expectativas subiu 1,5 ponto na comparação com julho e ficou em 63,6 pontos em agosto. Foi a terceira alta consecutiva do indicador, o que confirma o otimismo dos empresários em relação ao desempenho das empresas e da economia nos próximos seis meses.

A pesquisa mostra que a confiança é maior na região Norte, onde subiu 4,0 pontos e atingiu 61,7 pontos. No Nordeste, o ICEI ficou em 59,6 pontos, no Sudeste, em 58,5 pontos, no Sul, 54,9 pontos e, no Centro-Oeste, em 59,2 pontos.
Realizada entre os dias 1º e 13 de agosto, a pesquisa foi realizada junto a 2.451 empresas, sendo 945 pequenas, 917 médias e 589 de grande porte.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
Módulo que integra o Ademi Qualifica foi ministrado pelo engenheiro e advogado Luiz Fernando de Melo, especialista no tema, nos últimos dias 09 e 10 de abril
Crescimento do interesse pelo perfil de moradia parte da busca pelo conceito de habitação compartilhada, do movimento de compradores mais jovens e do fluxo de investimentos para aluguéis por temporada
Espaço de convivência ao ar livre conta com diversas opções gastronômicas e espaço destinado a atividades para as crianças, com estacionamento e entrada gratuita
Localizado na Rua Mário Bitar, Wide Maristta reúne plantas amplas e ambientes sofisticados no bairro mais valorizado de Goiânia, segundo pesquisa do FipeZAP; lançamento também marca abertura da Central EBM Marista, showroom de decorados da empresa situado na Rua 147