A Caixa Econômica Federal anunciou em 30 de julho a revitalização da operação de crédito para pessoas físicas, sem destinação específica, com imóvel em garantia (linha de home equity). Denominada Real Fácil Caixa, a modalidade terá taxa de juros reduzida em comparação a outras modalidades de crédito pessoal.
Ao contratar este financiamento, o cliente poderá optar pela TR, IPCA ou Taxa Fixa para a atualização das parcelas do empréstimo. Ele deverá oferecer como garantia imóveis residenciais ou comerciais, que precisam ser sem ônus, nesta primeira fase de relançamento da linha de crédito.
O cliente também poderá escolher entre Sistema de Amortização Constante – SAC ou Sistema Francês de Amortização – Price. Com prazo de até 180 meses para a quitação, as novas condições e taxas de juros valerão para novos contratos e estarão vigentes a partir de 3 de agosto:
- IPCA +: taxa mensal a partir de 0,60% e quota máxima em relação ao valor do imóvel de até 50%;
- TR +: taxa mensal a partir de 0,70% e quota máxima em relação ao valor do imóvel de até 60%;
- Taxa Fixa: taxa mensal de 0,80% ao mês e quota máxima em relação ao valor do imóvel de até 60%.
A contratação poderá ser feita nas agências e nos correspondentes da instituição. No site da Caixa, podem se fazer simulações e comparações dos juros e condições do empréstimo, que variam de acordo com o relacionamento do cliente com o banco e com as características escolhidas para a operação.
A instituição informou que, na segunda fase do Real Fácil, lançará condições que contemplarão a aceitação de imóvel com ônus como garantia de novas operações, de acordo com as novas regras anunciadas recentemente pelo Banco Central.
Lote Urbanizado e Construção Individual
A Caixa informou ter voltado a disponibilizar aos clientes a linha de financiamento de Lote Urbanizado e a oferta de taxas de juros diferenciadas para modalidades de Construção Individual. Ambas as modalidades, com funding da Caderneta de Poupança e reajuste pela TR, estarão disponíveis para contratação a partir de 3 de agosto.
Para a modalidade de financiamento de Lote Urbanizado, poderão ser financiados valores entre R$ 50 mil e R$ 1,5 milhão, com taxa de juros efetiva de até TR + 8,50% ao ano, quota de financiamento de até 70% sobre o valor de avaliação do terreno e prazo de até 240 meses para pagamento da dívida.
Nas modalidades Aquisição de Terreno e Construção, e Construção em Terreno Próprio, serão ofertadas taxas de juros customizadas que poderão chegar a TR + 6,50% ao ano (taxa efetiva).
Fonte: Sinduscon-SP
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte