As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em consulta nacional, publicadas e confirmadas no período de 1º a 28 de fevereiro de 2019, podem ser acessadas no Boletim de Alteração de Normas Técnicas – Setor da Construção Civil, elaborado conjuntamente pela Câmara Brasileia da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), com a correalização do Senai Nacional.
As informações estão atualizadas no Portal Normas Técnicas da Construção da CBIC onde podem ser obtidas/consultadas. Acesse e fique por dentro dos processos de normalização da ABNT.
Normas em destaque – Consulta Nacional
. ABNT/CB-002 – ABNT NBR 16636-3, que trata de Elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos – Projeto urbanístico (até 18/03/2019).
. ABNT/CB-038 – ABNT ISO/TS 14072, que trata de Gestão Ambiental — Avaliação do ciclo de vida — Requisitos e diretrizes para a avaliação do ciclo de vida organizacional (até 25/03/2019).
. ABNT/CB-004 – ABNT NBR 16756, que trata de Requisitos de segurança para construção e instalação de elevadores – Alarme remoto em elevadores de passageiros e elevadores de passageiros e carga (até 01/04/2019).
. CSM 24 – PNM 24:01-NM 303 , que trata de Ensaios não destrutivos – Análise da emissão acústica de estruturas durante a estimulação controlada (até 25/04/2019).
Acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC pelo link http://www.cbic.org.br/normasdaconstrucao/
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte