Com o objetivo de democratizar e ampliar o acesso das empresas e profissionais, não só ao acervo normativo da construção civil em geral, mas também com foco no Building Information Modeling (BIM), foi colocado à disposição dos interessados, com desconto de 80% no valor, o Catálogo de Normas da ABDI-ABNT. No portal, também estão disponíveis normas e tabelas aplicáveis à tecnologia de modelagem virtual de componentes, elementos e sistemas, essencial para a industrialização da construção. A iniciativa é resultado de um contrato entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Das 113 normas disponíveis, 104 são referentes à construção e nove ao BIM. Uma das normas mais procuradas no Catálogo é a NBR 10152:2017, atualizada em novembro do ano passado, e que regulamenta os níveis de ruído compatíveis com o conforto acústico. Obras de hospitais, escolas, escritórios, shopping centers, aeroportos e terminais rodoviários e ferroviários estão na lista dos ambientes que devem atender às diretrizes definidas pela norma.
Há mais de cinco anos, a ABDI e a ABNT mantêm parceria para facilitar o acesso a normas técnicas da construção civil. No biênio 2013/2014, foram disponibilizadas 48 normas aplicáveis à construção civil e outros setores, como Bens de Capital (BK), Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), além do BIM. Ao todo, foram registrados mais de três mil downloads das normas e cerca de dez mil visualizações. Para ter acesso às normas técnicas, basta acessar o site, fazer o cadastro e efetuar o pagamento de apenas 20% do valor total do documento requerido.
Fonte: CBIC
Publicações relacionadas
Na última terça-feira (30/09), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, esteve na sede da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) para um debate com concreteiras, construtoras e representantes do setor.
Campanha dá visibilidade à importância da saúde mental e conta com adesão de iniciativas governamentais e de empresas privadas em todo o país
Maior evento jurídico do segmento imobiliário foi realizado na capital federal, nos dias 18 e 19 de setembro, com debates sobre tecnologia e inovação nos negócios do setor