Criado há 21 anos para atuar na prestação de serviços de engenharia civil, o Grupo Toctao apostou na diversificação como alternativa para continuar a crescer. Já prevendo que a economia brasileira poderia passar por dificuldades, isto ainda em 2011, a empresa goiana decidiu desacelerar suas operações na área de incorporação – como se sabe, a grave crise econômica atingiu em cheio as empresas da construção civil – e atua hoje em seis áreas: desenvolvimento urbano, incorporação, geração e comercialização de energia elétrica, saneamento básico e soluções financeiras, além a construção civil.
A decisão de diversificar os negócios não é nada fácil, ainda mais para uma empresa que se tornou referência no seu segmento. O Grupo Toctao tem em seu portfólio vários empreendimentos de construção que, juntos, somam mais de 1 milhão de metros quadrados construídos. O mais recente foi o Aparecida Shopping, inaugurado em junho deste ano, o segundo centro de compras 100% construído pela empresa (o primeiro foi o Shopping Cerrado, em 2016), além de ter realizado todas as expansões do Flamboyant Shopping e a do BH Shopping, em Belo Horizonte.
Nos últimos anos novas oportunidades de negócio apareceram e, depois de muita análise de risco, muitas foram aproveitadas pelo grupo goiano. Em 2002, a Toctao entra numa sociedade para administrar a Companhia Hidrelétrica São Patrício (Chesp), em Ceres. Foi a entrada da empresa no ramo de geração e comercialização de energia elétrica, reforçada em 2008, quando outras duas usinas do grupo também começaram a produzir. A Toctao opera hoje 26 usinas hidrelétricas (PCH e CGH) em Tocantins, Goiás, Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Até o fim deste ano mais outras duas hidrelétricas começam a produzir energia.
Em 2013, junto com as empresas Sonel e Aterpa M. Martins, a Toctao venceu a licitação para modernizar, manter e operar a rede de esgoto de Serra (ES), numa concessão de 30 anos. No ano passado entrou como sócia de 50% das ações da Vertente, plataforma de serviços financeiros que atua na área de investimentos, assessoria, corretagem e câmbio. “Fazer as coisas acontecerem nos traz motivação”, afirma ao EMPREENDER EM GOIÁS o fundador do Grupo Toctao, Alan de Alvarenga Menezes, que administra a empresa ao lado do sócio Geraldo Magela da Silva.
Publicações relacionadas
Entre pais que inspiraram filhos e filhos que abriram caminho para os pais, histórias de famílias ligadas ao mercado imobiliário revelam relações que vão muito além do trabalho
Conselho Jurídico da CBIC debate industrialização, desafios regulatórios, relações de trabalho e medidas para ampliar a segurança jurídica e a produtividade do setor.
Com população idosa em crescimento acelerado, incorporadoras investem em soluções que unem acessibilidade, autonomia e design para atender ao público 60+
Contribuindo com a qualificação urbana de Goiânia, Sousa Andrade Construtora participou do Programa Adote uma Praça, promovendo intervenções de paisagismo, acessibilidade, iluminação e infraestrutura