O Custo Unitário Básico (CUB) da indústria da construção do Estado de São Paulo já acumula nos dois primeiros meses do ano variação positiva de 2,38%. O índice apresentou variação positiva de 1,33% em fevereiro de 2021, na comparação com o mês anterior. Na variação em 12 meses, o aumento acumulado foi de 9,58%. O dado é do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getulio Vargas). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, utilizado na atualização financeira dos contratos de obras.
Em fevereiro, a variação dos custos com materiais de construção foi positiva em +3,27% no período na comparação com o mês anterior, acumulando variação de +21,77% em 12 meses e de 6,06% em 2021. A variação dos custos médios das construtoras em fevereiro com mão de obra foi de 0,07% e com administrativo (salário dos engenheiros) foi nula, enquanto as variações em 12 meses foram respectivamente: +2,77% e +1,62%.
O CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$ 1.575,15 por metro quadrado em fevereiro de 2021.
Com desoneração
Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, o CUB registrou variação positiva de +1,42% em fevereiro, comparado ao mês de janeiro. Em 12 meses, a variação foi de +10,16% e no ano, +2,56%. O custo médio da construção paulista no mês subiu para R$ 1.469,02 por metro quadrado em fevereiro.
Em fevereiro, a variação dos custos médios das construtoras com administrativo (salários dos engenheiros) foi nula e com mão de obra e materiais foram respectivamente: +0,08% e +3,27%.
Custos dos insumos
Em fevereiro, as maiores variações acima do IGP-M (+2,53%) do período foram: Chapa compensado plastificado 18mm (+7,64%), Aço CA-50 Ø 10 mm (+7,14%), Tubo PVC-R rígido p/ esgoto Ø 150 mm (+4,62%), Vidro liso transparente 4 mm c/ massa (+3,95%), Cimento CPE-32 saco 50kg (+3,34%) e Bloco de concreto 19x19x39cm (+2,70%).
As maiores variações acima do IGP-M (+28,94%) medidas em 12 meses foram: Fio cobre antichama isol. 750 V 2,5 mm² (+51,26%), Aço CA-50 Ø 10 mm (+45,73%), Cimento CPE-32 saco 50kg (+37,42%), Tubo de ferro galv. c/ costura Ø 2 1/2? (+30,13%), Tubo PVC-R rígido para esgoto Ø 150 mm (+29,02%)
Fonte: Sinduscon-SP
Publicações relacionadas
Painel monumental executado manualmente no rooftop de edifício na Ricardo Paranhos, em Goiânia, transforma empreendimento em novo marco visual da capital
Entre as três cidades brasileiras mais procuradas para imóveis de luxo, a capital goiana comemora melhor resultado histórico no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, ficando entre as cinco capitais brasileira mais desenvolvidas do país
Pesquisa de consolidação do primeiro trimestre de 2026 da Ademi-GO aponta aquecimento da demanda, subdesempenho do MCMV na capital e sinal amarelo para os prazos de licenciamento; Com mercado aquecido, vendas residenciais nos primeiros três meses de 2026 superam em 12,7% as vendas do mesmo período do ano passado; Valorização dos imóveis registra 3,6% no primeiro trimestre e deve seguir intensa com as pressões estruturais do mercado.
Para suprir a crescente necessidade de moradores que possuem carros de maior porte, as construtoras estão inovando. Espaço gigante tem acesso exclusivo, lâmpadas de led e bancada