POKÉMON GO COLOCA REALIDADE AUMENTADA EM EVIDÊNCIA

Tecnologia que mistura os mundos real e virtual não é aplicada somente em jogos; em Goiânia, EBM é pioneira na utilização como ferramenta de venda de produtos A realidade aumentada ganhou o mundo há alguns anos, com o surgimento de aplicativos capazes de mesclar conteúdo virtual com as imagens do mundo real. Com o sucesso do jogo para smartphones Pokémon Go, a tecnologia que adiciona camadas de informações à visão normal volta a ficar em evidência. O jogo consiste em usar a realidade aumentada para capturar, no mundo real, os bichinhos lutadores que só existem no mundo virtual. Essa tecnologia, contudo, não se limita aos games e hoje é usada até na construção civil. Em Goiânia, a EBM Desenvolvimento Imobiliário utiliza desde o ano passado óculos de realidade aumentada para apresentar ao público os decorados dos empreendimentos Gran Finestra, Open House e Chateau Marista. Por meio do modelo Oculus Rift, dispositivo de vídeo usado na cabeça como um capacete e com fones de ouvido, é possível fazer visita virtual aos produtos, mesmo que o decorado já tenha sido desmobilizado pela empresa. “Usamos essa tecnologia como ferramenta de suporte à nossa estratégia de apresentação dos produtos. A realidade aumentada, que antes era imaginada apenas nos videogames, agora também pode ser utilizada como importante instrumento de vendas, como um atrativo para o consumidor que busca imóveis”, afirma o coordenador de comunicação da EBM, Ademar Moura. A atenção global dada ao Pokemon Go deve multiplicar o número de iniciativas com realidade aumentada, que está revolucionando a maneira como o ser humano interage com as máquinas. Essa tecnologia não tem limite de aplicações, pode ser usada no entretenimento; na melhoria de processos da medicina, como cirurgias remotas; na indústria automobilística, facilitando a manutenção do carro pelo próprio dono por meio de manuais interativos etc. Em entrevista ao site da revista Exame no último dia 9 de agosto, o especialista em tecnologias disruptivas Todd Richmond, diretor de protótipos avançados no Instituto de Tecnologias Criativas da Universidade de Southern California, afirma que a realidade aumentada, assim como o rádio e a televisão no passado, mudará a sociedade e será usada em qualquer lugar. "Em linhas de montagem, os trabalhadores podem ver instruções detalhadas e novas camadas de informação que ajudam na realização do serviço. Imagine hospitais em que os pacientes podem usar seus smartphones para descobrir aonde ir para fazer seus próximos exames e ainda visualizar informações específicas para si próprios, em vez de instruções genéricas", comenta. A EBM Desenvolvimento Imobiliário é uma empresa da indústria da construção civil que atua no setor há 35 anos. Trabalha desde a concepção e desenvolvimento até a comercialização e gestão de negócios imobiliários nas suas mais diversas modalidades e configura-se como uma empresa de real estate. A EBM possui três unidades de negócios - incorporação, propriedades e urbanismo – e três plataformas de serviços – construção, coordenação de vendas e gestão. Em constante evolução em suas bases de atuação, a companhia tem cerca de 500 funcionários já foi premiada quatro vezes com o Great Place To Work por estar entre as melhores empresas para se trabalhar no Centro-Oeste. Em sua trajetória, a EBM tem mais de 2,2 milhões de m² construídos e mais de 155 empreendimentos entregues em 16 cidades de Goiás, Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.

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