Construtoras ministram palestra em canteiro de obras para incentivar trabalhadores a terem mais cuidado com a saúde. A iniciativa é realizada na semana de comemoração ao Dia do Homem no Brasil, 15 de julho.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos cerca de 206 milhões de habitantes no País, aproximadamente 101 milhões são do sexo masculino. É uma parcela expressiva da população e que pouco se preocupa com a saúde. E essa é uma das preocupações da Construtora Queiroz Silveira, que abriu a semana do Dia do Homem com uma palestra para os trabalhadores do canteiro de obras do Empreendimento QS Marista Residence + Hotel Radisson, da Rua 141 com Rua 145, Setor Marista, com o tema: A Saúde do Homem. A orientação foi feita pela equipe do coordenador e técnico em segurança do trabalho Daniel Augusto de Sousa durante o diálogo semanal de segurança. A programação é comemorativa ao Dia do Homem, celebrado no Brasil no dia 15 de julho.
“Geralmente o homem não dá muita importância à prevenção. Percebemos aqui na obra que o trabalhador só vai ao médico durante os exames que a empresa exige ou então quando aparece um problema grave de saúde. Queremos aproveitar a oportunidade da data para reforçar a conscientização de nossos trabalhadores sobre a importância de exames periódicos, sobre doenças e realização de exames”, afirma Daniel Augusto.
Segundo uma pesquisa do Centro de Referência da Saúde do Homem em São Paulo, o número de homens que fazem consultas preventivas é cerca de 30% menor do que o de mulheres. A estatística assusta ainda mais ao apontar que 60% dos homens que procuram um médio para exames chegam ao consultório com estágios avançados de doenças. O armador da Dinâmica Engenharia, Lionildo Morais dos Santos, de 30 anos, é casado, tem um filho pequeno e sempre faz os exames periódicos oferecidos pela empresa. Ele conta que se preocupa muito com a saúde e acha que nenhum homem pode ter preconceito quanto a exames de prevenção. “Perdi meu pai aos 13 anos, em decorrência de um problema de coração. Ele fez muita falta para mim e não quero jamais que meu filho passe por isso”, conta. Por isso, ele considera que o importante é cuidar da saúde. “Se tiver que fazer o exame da próstata eu faço sim e todos devem fazer também”, conta.
Ele e seus colegas também participaram na terça-feira, 12 de julho, na Dinâmica Engenharia, de uma palestra sobre a saúde do homem no canteiro de obras do residencial Detail, no Setor Bueno. Cerca de 80 homens assistiram aos esclarecimentos. Para ministrar o tema, a empresa convidou a enfermeira do trabalho Nara Borges Ferreira. “A saúde do homem é um tema muito amplo, por isso vamos focar em orientações sobre prevenção do câncer de próstata. Grupo de risco, exames e tabus”, explicou a palestrante.
Como os trabalhadores dos canteiros de obras são predominantemente masculinos, a construtora sempre realiza programação especial no Dia do Homem. “Temos esse cronograma especialmente para fazer um alerta aos trabalhadores sobre a importância de dedicar um momento para a saúde do corpo e da mente. Isso porque percebemos que de forma mais geral o homem tende a negligenciar esses cuidados”, conta a técnica em segurança do trabalho Marta Vilela.
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação