Além de dados, planilhas e gráficos, a opinião e o envolvimento dos colaboradores tornou-se valoroso para as empresas. Um levantamento feito em 2014 pela consultoria Towers Watson, em diferentes partes do mundo, apontou que a falta de engajamento dos empregados pode causar prejuízos da ordem de 10%. Já a falta dele é um dos motivos para a mortalidade de pequenos negócios. Aprenda a organizar uma reunião de planejamento para seu negócio
Goiânia, dezembro de 2017 - Faltando menos de um mês para o início de 2018, organizações já se preparam e discutem metas e objetivos para o próximo ano. Chegou a temporada de as equipes pararem suas atividades rotineiras para os encontros de avaliação e de desenvolvimento.
Especialmente após um ano apertado para as empresas, frente à crise econômica, parar as máquinas e toda a operação por um período ou dia pode ser assustador para alguns empreendedores, sem falar nos custos com a reunião. Mas esta ação, se bem aproveitada, pode ser um dos melhores investimentos para o empresário. Um levantamento feito em 2014 pela consultoria Towers Watson, em diferentes partes do mundo, apontou que a falta de engajamento dos empregados pode causar prejuízos da ordem de 10%.
“Esse tempo de pausa na operação não deve ser entendido como despesa ou prejuízo, mas sim como um investimento estratégico para a empresa. O gestor está investindo na integração dos seus colaboradores. Porque uma empresa é feita de gente, não de máquinas. As pessoas precisam estar envolvidas com a causa e os objetivos dessa organização”, avalia o especialista em governança corporativa, Marcelo Camorim, diretor da Fox Partners.
Especializado em governança corporativo, ele observa que os dois últimos meses do ano são o período em que as empresas normalmente promovem estes momentos. “Nas reuniões, além de muitas planilhas, gráficos e dados, entra também a impressão dos próprios colaboradores para entender para passar 2017 a limpo, entendendo o que deu certo e os pontos de melhoria, para que novas metas e estratégias sejam traçadas para o ano que se aproxima”, diz ele, que já fez o dever de casa na última semana de novembro, quando reuniu seus 30 colaboradores de Goiás, São Paulo e Ceará durante todo o dia com este propósito.
Planejamento influencia na longevidade
Os três fatores mais críticos que contribuem para o fechamento precoce de empresas no Brasil são: falta de planejamento, má gestão empresarial e falta comportamento empreendedor. A informação é de um estudo realizado em 2016 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e que ouviu cerca de três mil empresários para saber porque as empresas fracassam.
Marcelo Camorim explica que esses fatores apontados na pesquisa do Sebrae como os principais entraves para o desenvolvimento e longevidade das empresas brasileiras estão interligados, e muitas vezes, um leva ao outro.
Para evitar esse tipo de situação, o consultor explica que é fundamental, especialmente nesse momento de fechamento de um ano, reunir os colaboradores, planejar e buscar o maior engajamento possível de todos.
Como fazer
Camorim explica que empresas de todos os portes podem e devem fazer a reunião de planejamento, e deixa dicas:
· Elabore uma pauta para o momento da reunião. “Esta é uma oportunidade única de passar a mensagem da organização, seja ela de otimismo, de cobrança ou de união. Então, você tem que planejar como um evento que tem começo e fim, e, necessariamente, uma pauta. Ampare seu posicionamento”, esclarece o consultor.
· Apresente dados - Busque informações de mercado e pesquisas para traçar cenários. Ao falar de resultados e metas, apresente resultados mensurados pela empresa. Jamais apresente resultados de desempenho negativos com base em hipóteses e achismos, pois a conduta pode colocar em cheque sua credibilidade enquanto liderança e causar desmotivação.
· Ouça a equipe - Esteja aberto para ouvir as percepções e feedbacks de seus colaboradores.
· Use a descontração, mas cuidado para não perder o foco no negócio. “O gestor pode promover um evento corporativo com palestras motivacionais, ou com dinâmicas que envolvam exemplos de situações vividas no dia a dia com isso fazer um balanço do ano que está chegando ao fim e já apontar a organização almeja para o próximo período. Essa reunião pode ser feita até durante um happy hour, ou seja, uma mescla de ambiente corporativo, atrelado à descontração”, explica. É o que ele irá promover na reunião de planejamento de sua empresa. Após a parte analítica, os colaboradores será palestra gastronômica sobre a história da cerveja, com direito à degustação. À noite, haverá uma festa de confraternização.
· Aproveite a oportunidade para gerar mais união entre a equipe. “Às vezes, parte da equipe trabalha remotamente, as pessoas se falam por telefone e é neste momento que vão se conhecer e se integrarem com os demais colegas e a organização”, lembra o especialista.
· Pouco dinheiro em caixa não é problema - Camorim destaca ainda que esse tipo de investimento estratégico independe do tamanho da empresa ou de um grande orçamento. “Pode ser um churrasco lá nos fundos da empresa, por exemplo. Eu já vi empresa pequena, que o dono promoveu o encontro na casa dele ou no sítio”, exemplifica.
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