Mauro Fernando Martins de Castro (GEPAD/Caixa) apresentou nesta quinta-feira (21/09) aos membros da Comissão de Infraestrutura (COP) da CBIC o desenvolvimento de melhorias nos processos e divulgação do SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e índices da Construção Civil) realizados durante a parceria de cinco anos da entidade com a Caixa Econômica Federal.
De acordo com o gerente executivo, os diversos seminários realizados pela CBIC, com a correalização do Senai Nacional, por todo o país, dentro do seu projeto de “Melhoria da Competitividade e Ampliação do Mercado da Infraestrutura” promoveram a colaboração entre as partes interessadas, ampliando a diversidade de visões na construção do novo SINAPI. Para Mauro, “Nada adiantaria se nós estivéssemos construindo um novo SINAPI sem ter a possibilidade de transmitir o que essa construção pode resultar.”
Com início em 2013, a reforma da tabela de referência para projetos de construção civil já apresenta melhorias significativas para as partes envolvidas nos processos de licitação pública. À partir do decreto 7.983/2013 o SINAPI foi oficialmente institucionalizado como referência de custos para serviços e obras de infraestrutura. O decreto permite ajustes nas referências oficiais desde que justificados com relatório técnico, promovendo assim maior flexibilidade na aplicação do SINAPI. O sistema fica mais claro e objetivo, promovendo uma possibilidade de maior competitividade entre as empresas de construção civil.
Publicações relacionadas
Na última terça-feira (30/09), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, esteve na sede da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) para um debate com concreteiras, construtoras e representantes do setor.
Campanha dá visibilidade à importância da saúde mental e conta com adesão de iniciativas governamentais e de empresas privadas em todo o país
Maior evento jurídico do segmento imobiliário foi realizado na capital federal, nos dias 18 e 19 de setembro, com debates sobre tecnologia e inovação nos negócios do setor