Um levantamento feito pelo portal imobiliário Imovelweb identificou algumas mudanças recentes na prioridade de quem busca um novo lugar para morar. Em setembro do ano passado, a maioria das pessoas (47%) optava pelo aluguel, enquanto 53% preferiam a compra. Em setembro deste ano, o cenário mudou. Quem procura por um novo lar na cidade está muito mais interessado agora em comprar (63%) do que alugar (37%) um imóvel.
A alta nos preços de locação pode ter impactado na decisão. Isso porque o valor do aluguel residencial de contratos em andamento, com aniversário em outubro e correção pelo Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) — um dos mais usados para reajustes contratuais — poderá ser reajustado em 17,94%. Essa porcentagem é a soma dos últimos 12 meses, considerando a alta de 4,34% em setembro.
Outra mudança observada pelo Imovelweb foi a busca por locais maiores e com mais dormitórios. Em setembro do ano passado, a procura por imóveis residenciais de quatro ou mais quartos era baixíssima em São Paulo — representava apenas 4,5% do total. Hoje, esse indicador já corresponde a 9,3% das buscas. Já os locais com apenas um dormitório tiveram um declínio, passando de 23%, no ano passado, para 16,8%.
“Antes víamos os usuários interessados em imóveis com ótima localização, pensando muito mais na mobilidade, do que no empreendimento em si”, diz a gerente de marketing do Imovelweb, Angélica Quintela. Hoje, diz ela, os usuários estão procurando imóveis maiores e com mais cômodos. “Eles buscam mais qualidade na moradia, com ambientes adequados e espaço para escritório”.
Fonte: Exame
Publicações relacionadas
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor
Junto com o novo posicionamento, a empresa divulga novo site e marca, porém mantendo o seu compromisso com a qualidade dos seus produtos, a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar dos seus colaboradores