O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na sexta-feira, dia 27, o resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD Contínua, referente ao 3º trimestre de 2020. O número de pessoas ocupadas na Construção Civil passou de 5,323 milhões no segundo trimestre para 5,722 milhões no terceiro trimestre. Portanto, o setor registrou incremento de 399 mil ocupações. A Construção foi o setor com os resultados mais positivos no mercado de trabalho no terceiro trimestre de acordo com a PNAD Contínua.
A taxa de desemprego no país atingiu 14,6%, o maior patamar da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012. De acordo com a economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, no mesmo trimestre do ano passado essa taxa era de 11,8%. “O número de desempregados no país totalizou 14,1 milhões enquanto no 2º trimestre era 12,791 milhões. Assim, de julho a setembro o país contabilizou mais 1,3 milhões de desocupações”, destaca.
A economista lembra ainda que a PNAD Contínua envolve o mercado de trabalho formal e informal, sendo que o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged já demonstrava o incremento do segmento formal. “Agora com os resultados da PNAD Contínua observa-se também a maior movimentação no segmento informal do setor. Em função das medidas de flexibilização, as pequenas obras e reformas retornaram, o que ajuda a justificar este resultado. É importante destacar que no 1º trimestre do ano o número de pessoas ocupadas no setor era de 6,380 milhões”, explica Vasconcelos.
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor
Junto com o novo posicionamento, a empresa divulga novo site e marca, porém mantendo o seu compromisso com a qualidade dos seus produtos, a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar dos seus colaboradores