Ideias mais criativas para diminuir os impactos ambientais pela reutilização de resíduos em ações pessoais foram premiadas e a vencedora empregada na obra
Pensando em desenvolver atividades e iniciativas que estimulem a sustentabilidade em seus colaboradores, o Grupo Toctao, responsável pela execução da obra do Euro Park Residencial, em Goiânia, lançou o concurso O que você faz pelo Meio Ambiente?. A atividade, realizada neste mês de julho, envolveu 12 funcionários, que foram desafiados a desenvolver ações sustentáveis nas suas casas que trouxessem algum benefício ao meio ambiente. Os projetos foram fotografados e as mais criativos e que mais minimizassem os impactos ambientais foram premiadas.
Em primeiro lugar, foi premiada a iniciativa do eletricista Ailton Rodrigues de Oliveira, que envolveu artesanato com resíduos de plástico e madeira, segregação de resíduos para reciclagem (garrafa pet, latinha de alumínio e papelão), reaproveitamento de água da lavadora de roupas e a irrigação automática de uma videira através de garrafa pet, ação que foi adotada na obra. “Fiquei muito satisfeito em participar do concurso, com ações que eu já praticava e as novas que criei junto com minha esposa e filha. Reconheço a importância e agradeço o incentivo”, reconhece o eletricista, afirmando que se houver outro concurso participará com mesmo empenho. Ailton foi contemplado com uma bicicleta.
Já no segundo lugar, premiado com o valor de R$ 50,00, ficou a copeira Maria Aparecida de Souza Andrade, que realizou reaproveitamento de água da lavadora de roupas, além de artesanatos com resíduos de embalagem de plástico, jornal, revista, papelão, CD e anéis de latinhas de alumínio. Ela avaliou como muito importante o tema da ação pois gerou uma conscientização real sobre a questão do lixo. “Se fossemos parar para analisar cada resíduo gerado, não iríamos jogar nada fora”, concluiu a copeira.
Reutilização de óleo de cozinha para a confecção de sabão, criação de horta caseira, seleção de resíduos para reciclagem e utilização de sacola ecológica ao invés das plásticas, foram outras ações realizadas pelos colaboradores participantes, que abusaram da criatividade nas iniciativas desenvolvidas, avaliou a assistente de gestão ambiental, Lorenna Fernanda Araújo de Matos. “Foi gratificante ver o orgulho de todos os participantes ao mandarem a foto com a explicação das ações”.
Após o término do concurso muitos relataram que começaram ações nas suas casas inspiradas no concurso conta Lorenna, dando como exemplo as iniciativas do ferramenteiro, Jarleno Medeiros Lopes, que levou as ideias dos trabalhos executados pelos colegas na obra e para serem implantadas no estabelecimento comercial da sua família. Já o meio oficial de pedreiro, Ivan Rodrigues dos Santos, que confeccionou uma lixeira com jornal para o concurso, continuou fazendo a arte com o resíduo e descobrindo outras matérias primas recicláveis.
Publicações relacionadas
Mais verde, áreas comuns ao ar livre multiuso, que proporcionem mais contato com a natureza, e opções variadas de espaços fitness, para esportes e bem-estar, são cada vez mais valorizados e buscados pelo consumidor na escolha de um imóvel
Tendência que aproxima natureza e urbanidade já tem contribuído para valorização de imóveis na capital, gerado ações de gentileza urbana e tem perspectiva de crescimento por meio dos recursos tecnológicos aplicados
Aplicação já está em curso em Goiânia e em algumas unidades no interior de São Paulo