Na reunião desta quinta-feira (10/08) da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC, os membros da comissão manifestaram a necessidade de estimular as construtoras quanto à utilização dos Programas Setoriais da Qualidade (PSQs). Para o presidente da COMAT/CBIC, Dionyzio Klavdianos, a CBIC deve divulgar massivamente os PSQs para o associado. “Ha empresas certificadas nivel A do PBQP-H, que desconhecem os PSQs. A outra ação é estreitar as relações com os setores responsáveis pelos PSQs, notadamente os que têm menor índice de conformidade.
No entendimento do Ministério das Cidades, o desenvolvimento e implementação do Sistema de Qualificação de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos (SiMaC) tem mostrado que a possibilidade de reduzir custos sem prejuízo da qualidade depende de uma articulação dos agentes públicos e privados.
Durante a reunião, a diretora Técnica da Abramat, Laura Marcellini, apresentou uma pesquisa informal realizada junto aos associados da entidade e à indústria de materiais. “Nos últimos três anos houve um avanço no que diz respeito ao atendimento à Norma de Desempenho e Conformidade". O representante do Sinduscon-Rio Lydio Bandeira apresentou o índice de conformidade com as normas de cada um dos programas setoriais, além do número de empresas qualificadas por estado.
Publicações relacionadas
Na última terça-feira (30/09), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, esteve na sede da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) para um debate com concreteiras, construtoras e representantes do setor.
Campanha dá visibilidade à importância da saúde mental e conta com adesão de iniciativas governamentais e de empresas privadas em todo o país
Maior evento jurídico do segmento imobiliário foi realizado na capital federal, nos dias 18 e 19 de setembro, com debates sobre tecnologia e inovação nos negócios do setor