Na última reunião deste ano da Comat/CBIC, realizada na última sexta-feira (17), na sede do Sinduscon-SP, em São Paulo, o presidente da Comat/CBIC, Dionyzio Klavdianos, apresentou balanço das ações da comissão em 2017 e o status das que estão em andamento, com destaque para os desdobramentos das previstas para o projeto de disseminação do BIM (Building Information Modeling) em 2018, expostos pelo líder do projeto, Paulo Sanchez.
Foram aprovadas as propostas de agenda da comissão para 2018 e os temas para o 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), no âmbito da Comat: Inovações Disruptiva/Startups, Lançamento da 22ª Edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, Projeto para Foresight setorial e P&D Compartilhado, e Política e Fundos para C, T & I, dia 17 de maio; e Projeto de Disseminação do BIM, Lançamento do Catálogo de Normas Digital, Estudo Técnico para revisão da Norma de Desempenho, dia 18 de maio. O projeto para Foresight setorial e P&D Compartilhado, parceria CBIC e Senai-DN, foi apresentado pelo especialista de Desenvolvimento Industrial/ Unitec - Senai-DN, Luís Gustavo Delmont.
O objetivo é utilizar um processo sistemático para ver o futuro a longo prazo, identificando as tecnologias genéricas emergentes e as áreas estratégicas de pesquisa prováveis para o campo econômico e para os benefícios sociais na indústria da construção. A primeira etapa do projeto será entregue durante o 90º Enic.
O professor da Unicamp, consultor de inovação tecnológica e mentor de startups, Antônio Bordeaux Rego, apresentou o tema “Internet das coisas”, mostrando o potencial da digitalização da indústria pela Arquitetura, como o monitoramento e reparo de equipamentos; o gerenciamento de estoque e pedidos; a eficiência energética; a segurança; e a avaliação de qualidade: “As 'estruturas inteligentes' que utilizam sensores de vibração para testar a força e a confiabilidade de uma estrutura durante a fase de construção podem detectar deficiências e, em seguida, corrigi-las antecipadamente”. Sobre o empreendimento e seu entorno, o professor explanou as potencialidades para edifícios e cidades inteligentes.
Referente às ações de fomento na Indústria da Construção foi apresentado o Pré-Projeto: Construção Fora da Caixa, parceria CBIC & Sebrae, pela gerente de Negócios – Projetos CBIC, Geórgia Grace, seguido das oportunidades do Sebrae no ecossistema de startups, apresentado pela coordenadora Nacional de Casa e Construção Sebrae, Roberta Aviz, e da iniciativa do Secovi-SP, o MoviMente, visando a integração entre startups e empresas do setor, pela Coordenadora adjunta do grupo de Novos Empreendedores (NE) do Secovi-SP, Marcia Taques.
No último painel da reunião foram apresentados e debatidos casos práticos de startups na construção civil: Molegolar – Habitação modular resiliente, pelo fundador e CEO, Saulo Suassuna Filho; FCH Consultoria – Sistema de fixação para porcelanatos de grandes formatos em fachadas, pela pesquisadora Kelly Paiva Inouye; Dron Drones - A tecnologia dos drones na Construção Civil, pelo fundador e CEO, Márcio Galvão; Omni-electronica - Sistemas de ventilação inteligente, pelo sócio fundador, Arthur Aikawa; Inova House 3D - Impressão 3D na Construção Civil, pela diretora de sistemas construtivos e materiais, Bruna Figueiredo; Banheiro 360°, pelo sócio fundador Rubens Benbassat. A reunião teve transmissão ao vivo pelo Facebook. As palestras acima são integrantes do projeto: Tendências, Melhorias de Gestão, Tecnologia e Inovação na Construção, iniciativa da CBIC com o Senai Nacional. Clique aqui para acessar as apresentações.
Publicações relacionadas
Entre pais que inspiraram filhos e filhos que abriram caminho para os pais, histórias de famílias ligadas ao mercado imobiliário revelam relações que vão muito além do trabalho
Conselho Jurídico da CBIC debate industrialização, desafios regulatórios, relações de trabalho e medidas para ampliar a segurança jurídica e a produtividade do setor.
Com população idosa em crescimento acelerado, incorporadoras investem em soluções que unem acessibilidade, autonomia e design para atender ao público 60+
Contribuindo com a qualificação urbana de Goiânia, Sousa Andrade Construtora participou do Programa Adote uma Praça, promovendo intervenções de paisagismo, acessibilidade, iluminação e infraestrutura