O número de lançamentos de imóveis caiu 9% na cidade de São Paulo de janeiro a setembro de 2020, segundo levantamento do ZAP+, dos portais imobiliários ZAP e Viva Real, em primeira mão para o Valor Investe. Mas nem por isso os preços dos empreendimentos aumentaram em relação a igual período de 2019. Desta vez, a relação de oferta e demanda e preço não se aplicou.
A escassez de novidades alterou pouco os preços dos produtos que, na média, chegaram inclusive a cair 1,5%. Com a pandemia, apesar de alta na procura por imóveis, muitas incorporadoras chegaram a suspender temporariamente seus lançamentos.
Outro dado importante, que vai na contramão das novas tendências e buscas por imóveis maiores trazidas pela pandemia, é que 80% das unidades lançadas são espaços pequenos de até 45m². Apesar de pequenos, a maioria (58%) dos novos imóveis tem dois quartos.
Antes do surto de coronavírus que levou ao isolamento social e fez as pessoas ficarem mais tempo em casa, o tamanho dos imóveis, principalmente os mais populares, vinha diminuindo. Empreendimentos em regiões centrais, pequenos e com um bom espaço compartilhado estavam se multiplicando.
No mercado imobiliário, no entanto, os projetos demoram mais a sair. São anos até um empreendimento ficar pronto. Se a tendência muda rapidamente, pode haver um descasamento de oferta e demanda.
O levantamento mostra ainda que grande parte (65%) dos imóveis não possui vaga de garagem. Entre os lançamentos de 2020, 29% oferecem uma única vaga para estacionar o carro.
Fonte: Valor Investe
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação