O número de lançamentos de imóveis caiu 9% na cidade de São Paulo de janeiro a setembro de 2020, segundo levantamento do ZAP+, dos portais imobiliários ZAP e Viva Real, em primeira mão para o Valor Investe. Mas nem por isso os preços dos empreendimentos aumentaram em relação a igual período de 2019. Desta vez, a relação de oferta e demanda e preço não se aplicou.
A escassez de novidades alterou pouco os preços dos produtos que, na média, chegaram inclusive a cair 1,5%. Com a pandemia, apesar de alta na procura por imóveis, muitas incorporadoras chegaram a suspender temporariamente seus lançamentos.
Outro dado importante, que vai na contramão das novas tendências e buscas por imóveis maiores trazidas pela pandemia, é que 80% das unidades lançadas são espaços pequenos de até 45m². Apesar de pequenos, a maioria (58%) dos novos imóveis tem dois quartos.
Antes do surto de coronavírus que levou ao isolamento social e fez as pessoas ficarem mais tempo em casa, o tamanho dos imóveis, principalmente os mais populares, vinha diminuindo. Empreendimentos em regiões centrais, pequenos e com um bom espaço compartilhado estavam se multiplicando.
No mercado imobiliário, no entanto, os projetos demoram mais a sair. São anos até um empreendimento ficar pronto. Se a tendência muda rapidamente, pode haver um descasamento de oferta e demanda.
O levantamento mostra ainda que grande parte (65%) dos imóveis não possui vaga de garagem. Entre os lançamentos de 2020, 29% oferecem uma única vaga para estacionar o carro.
Fonte: Valor Investe
Publicações relacionadas
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor
Junto com o novo posicionamento, a empresa divulga novo site e marca, porém mantendo o seu compromisso com a qualidade dos seus produtos, a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar dos seus colaboradores