Mesmo com a pandemia, o mercado imobiliário do Distrito Federal registrou alta em outubro. De acordo com o Sindicato da Habitação do DF (Secovi/DF), a arrecadação do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) cresceu 70,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O tributo é pago pelos compradores ao se obter um imóvel.
A emissão de registros de compra e venda de imóveis também subiu neste mesmo período: 19,5% em relação a 2019, segundo a Associação dos Notários e Registradores. Os dados apontam que 3.698 imóveis foram comprados ou vendidos no DF em outubro.
De acordo com o Secovi/DF, Águas Claras é região administrativa que registrou maior rentabilidade, de 0,82% para lojas, 0,78% para salas comerciais e 0,51% para quitinetes e apartamentos de um quarto. Taguatinga, Brasília e Guará também se destacaram, com ganhos entre 0,69% e 0,47%. Essa análise indica o quanto, por meio do aluguel, o proprietário pode obter em relação à quantidade de recursos da propriedade.
Recuperação
Nos três primeiros trimestres de 2020, o setor imobiliário já havia superado o desempenho de 2019 — considerado o mais favorável para a área desde a crise econômica iniciada em 2014. O valor geral de vendas (VGV) concentrado neste período foi de R$ 1,5 bilhão, em 2020. O mesmo havia sido registrado no ano passado inteiro.
Em julho, o índice de velocidade de venda (IVV) foi de 11,1%, maior que o recorde da série histórica, iniciada em 2015. Apesar da queda e apreensão sofridos no início da pandemia, os dados mostram que houve recuperação, segundo avaliação do setor.
Fonte: Correio Braziliense
Publicações relacionadas
Módulo gratuito para associados que integra o Ademi Qualifica será ministrado por Fabiano Souza, CEO da Trajetória Consultoria e diretor de fornecedores da Ademi-PR, no dia 27/11
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Evento reúne os principais players da área para discutir tendências, inovações e perspectivas para o setor
Junto com o novo posicionamento, a empresa divulga novo site e marca, porém mantendo o seu compromisso com a qualidade dos seus produtos, a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar dos seus colaboradores