O Índice de Confiança do Consumidor, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) cresceu 1,9 ponto na passagem de maio para junho, chegando a 88,5 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. A alta interrompeu uma sequência de quatro quedas consecutivas.
Apesar disso, segundo a FGV, o índice se mantém em patamar baixo em termos históricos.
O avanço foi provocado pela alta do Índice de Expectativas, que mede a confiança dos consumidores no futuro e que cresceu 3,2 pontos, de maio para junho, indo para 99,7 pontos.
O componente relacionado à evolução da situação financeira das famílias foi o que contribuiu principalmente para a alta da confiança no mês (mais 8,1 pontos).
A satisfação dos consumidores em relação ao presente, medida pelo Índice da Situação Atual, se manteve estável de maio para junho e as expectativas em relação aos próximos meses melhoraram.
O indicador que mede o grau de satisfação com a economia subiu 0,9 ponto, mas as avaliações sobre a situação financeira das famílias pioraram 0,8 ponto.
De acordo com a pesquisadora da FGV, Viviane Seda Bittencourt, com o mercado de trabalho avançando lentamente os resultados ainda podem demorar a influenciar significativamente nas percepções sobre a economia no momento.
Fonte: Agência Brasil
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação