O setor imobiliário registrou crescimento de 69% no volume de financiamentos sobre 2018, com alta de 29% no residencial e 67% nos usados. Os dados divulgados Abecip poderiam ser muito melhores, ressalta o presidente Gilberto de Abreu.
“O investidor estrangeiro, ele está sempre procurando rentabilidade e segurança. Grande parte do dinheiro que está disponível investido em juros negativo, é dinheiro que está procurando segurança. Na medida que o Brasil perdeu o grau de investimento, ele sequer se qualifica a ser cogitado.”
Na próxima quarta-feira (18), o Comitê de Política Monetária do Banco Central define a Selic. Com a inflação baixa e a economia estagnada, o mercado aguarda nova redução da taxa básica da economia de 0,25% a 0,5% para 5,75% ou 5,50% ao ano.
O CEO da Setin, Antônio Setin, analisa uma conjuntura extremamente favorável para o setor. “Hoje um papel, uma aplicação convencional, vai render 5% ou 6%. Quando você tira 3,5% ou 4% de inflação, sobra 2% de juro real. Quando tira o imposto de renda, sobre 1,5%. Um aluguel vale mais ou menos 6% ao ano mais inflação.”
Novas modalidades de financiamento anunciadas pela Caixa, via IPCA pré-fixada, devem garantir mais fôlego e ao mesmo tempo atrair a participação dos bancos privados.
O diretor do departamento de empréstimos e financiamentos do Bradesco, Leandro José Diniz, avalia o ambiente futuro do mercado nacional. “O FGTS foi muito estratégico e importante em todo o planejamento do Minha Casa Minha Vida no baixa renda, um trabalho fundamental nos últimos 3, 4 anos.”
Nos últimos 12 meses, até junho, foram lançadas 104 mil unidades. Isso significa uma alta de 12,5% na comparação com o mesmo período de do ano passado e o melhor junho, com 16 mil unidades, desde 2014, de acordo com a Abrainc, com participação de 77% do Minha Casa Minha Vida, e em 12 meses, 75% do total nacional.
Fonte: Jovem Pan
Publicações relacionadas
Com mais de 20 anos de experiência em direito imobiliário, Melazzo assume liderança do CONJUR com compromisso de fortalecer iniciativas da construção civil no campo jurídico
Lançamento da Sousa Andrade Urbanismo em parceria com a Sobrado Urbanismo, a Fazenda Lumiar é um destino de lifestyle campestre, com design contemporâneo e lazer completo
Evento realizado em 26 de junho reuniu associados para esclarecimentos sobre as novas diretrizes da Prefeitura de Goiânia referentes ao TDC e à OODC
Promovido pela Sousa Andrade Construtora no Setor Marista, Pet & Prosa promete diversão, dicas e sorteios para os bichinhos de estimação