As vendas de imóveis no Distrito Federal bateram recorde e chegaram a R$ 17,6 bilhões em 2020, segundo o Boletim de Conjuntura Imobiliária, divulgado quarta-feira (10/2) pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (Secovi/DF). O aumento é de 27,4% em comparação ao ano anterior.
O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) também apresentou variação positiva, com crescimento de 27,4% em relação a 2019. De acordo com o Sistema Integral de Gestão Governamental do Governo do Distrito Federal, a arrecadação total foi de R$ 528 milhões. Esse tributo é cobrado ao comprador de um imóvel para oficializar a negociação.
Para a locação, o balanço foi positivo. A variação foi 15,75% no acumulado de 12 meses. No quesito rentabilidade, que indica o grau de sucesso de determinado investimento econômico, a região de Águas Claras foi destaque, com 0,71% no segmento comercial. Na categoria loja e salas comerciais, apresentou alta de 0,69%. Para imóveis residenciais, o índice de rentabilidade ficou em 0,52%.
A pesquisa também apontou que a Associação dos Notários e Registradores (Anoreg) registrou, em dezembro, 3.989 registros de compra e venda de imóveis no DF. Para a Secovi, os números seguem uma curva ascendente tanto em relação ao mês de janeiro (23,3%) quanto em comparação ao mesmo período de 2019 (44,8%).
Fonte: Correio Braziliense
Publicações relacionadas
Somente em 2025, empresa doou mais de 3 mil cestas básicas por meio do Meeting Solidário. Iniciativa criada em 2020 presta assistência a famílias vulneráveis e instituições sociais
A ADEMI tem o prazer de apoiar o INC Minas 2025. Garanta 10% de desconto com nosso cupom e faça parte dessa experiência única: APOIO2INCMINAS10
Você está pronto para elevar o nível das suas incorporações? O Incorpod é um evento exclusivo para líderes e executivos de construtoras e incorporadoras de goiânia e regiões que querem aprimorar seus processos, gerar mais valor e construir o futuro com inteligência.
Na última terça-feira (30/09), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, esteve na sede da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) para um debate com concreteiras, construtoras e representantes do setor.