OPERÁRIOS RECEBEM INFORMAÇÕES SOBRE HEPATITES VIRAIS NO CANTEIRO DE OBRAS

OPERÁRIOS RECEBEM INFORMAÇÕES SOBRE HEPATITES VIRAIS NO CANTEIRO DE OBRAS

De acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), as hepatites virais são responsáveis por 1,3 milhão de mortes por ano no mundo. Elas são inflamações que aos poucos matam as células do fígado e as transformam em cicatrizes que enrijecem o tecido, chamadas de fibrose. No ano passado, segundo o Ministério da Saúde, foram notificados 37.773 casos da doença no Brasil. Sem apresentar sintomas, a evolução é, na maioria dos casos, silenciosa. Contudo, muitas vezes a hepatite só é descoberta quando está em estágio avançado, já com o comprometimento da função do fígado, cirrose ou mesmo o câncer.

 

Por isso, a campanha Julho Amarelo foi instituída no País em 2019 com a finalidade de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, que se dividem em cinco: tipo A, B, C, D e E. As mais comuns no Brasil são as do tipo A, B e C. Atenta a importância do tema, a Brasal Incorporações realiza palestras em todas as suas obras em Goiânia. “A Brasal preza sempre pela saúde do seu colaborador e aderir a campanhas de conscientização, como o Julho Amarelo, é muito válido”, destaca o diretor da filial da empresa na capital de Goiás, Thiago Galvão.

 

A enfermeira do trabalho, Nara Borges, ministra palestras com duração de cerca de uma hora nas construções em andamento dos empreendimentos Cena Marista, Reserva Newest, Reserva Parque Areião e Moove Home Brasal. “Eu explico sobre a doença, que é silenciosa, falo das estatísticas no Brasil, da importância da sorologia, que é o teste para saber se a pessoa tem a hepatite, pois é uma questão de saúde pública”, detalha a profissional, que atua na área há 18 anos.

 

Além das explicações sobre hepatite, também terá espaço para que os colaboradores possam esclarecer dúvidas sobre o tema. “Eles perguntam muito onde o teste pode ser feito, até porque ele é gratuito no SUS. E muitos não sabem o quão grave é a hepatite, que é uma doença crônica e não tem cura. Na construção civil praticamente não existe risco de se contrair algum dos tipos da doença, até porque a vacina para a hepatite B é uma exigência, mas oriento em relação à vida fora da obra e sei que eles levam as orientações para casa”, salienta a enfermeira Nara Borges.

 

 Serviço: Palestras Julho Amarelo em obras

 

Data: Até 28 de julho

 

Horário: 7h

 

Locais: Obras da Brasal Incorporações

 

Dia 21 - Reserva Parque Areião - Já realizada

 

Dia 22 - Moove Home Brasal - Já realizada

 

Dia 26 - Cena Marista

 

Dia 28 - Reserva Newest

 

Fonte: Assessoria

Publicações relacionadas

Tags populares

Quer enviar um e-mail pra gente? Acesse nossa página de contato.

Filtrar