Incorporadoras da capital se dedicam no combate à dengue

Incorporadoras da capital se dedicam no combate à dengue

O Brasil teve alta de mais de 38% nos casos de dengue entre julho de 2023 e janeiro de 2024.  Com o início do período chuvoso e das elevadas temperaturas, a preocupação os casos de dengue, chikungunya e Zika em estados como Goiás, que está entre os de maior incidência da doença, se intensifica. Tendo em vista que canteiros de obras podem ser potenciais criadouros de larvas do Aedes aegypti, a atenção de grandes incorporadoras na capital goiana é redobrada nesta época do ano, a fim de evitar a proliferação do mosquito.

Na Brasal Incorporações, por exemplo, o trabalho em conjunto é realizado com protocolos rígidos de prevenção que acontecem ao logo de todo o ano e intensificados em janeiro, tais como dedetização mensal com fumacê, um inseticida que não oferece risco a seres humanos, identificação e eliminação de criadouros, que são locais que podem vir a acumular água, assim como a utilização de cloro e água sanitária nos locais em que não é possível realizar a eliminação total de água.   

O engenheiro de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente Raphael do Carmo Chaul, da Brasal Incorporações, conta que hoje a empresa realiza fumacê de 15 em 15 dias, promove palestras, treinamentos e que a formação dos chamados “dengueiros das obras”, que são os responsáveis por vistoriar os canteiros da incorporadora, é realizada junto ao Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci-GO).

“Além do cloro, aqui os dengueiros também utilizam água sanitária e cal em possíveis criadouros. É importante ter esse conhecimento especializado para garantir a segurança não só dos colaboradores, mas da sociedade como um todo, um trabalho de ações coletivas em que todos precisamos estar atentos”, diz.

Foco em controle e eliminação

Na EBM Desenvolvimento Imobiliário, a equipe administrativa de obras realiza inspeções semanais, buscando quaisquer materiais e/ou recipientes que possam acumular água. A empresa também conta com um “dengueiro” e participa das ações com o Seconci. “Além de participação ativa da nossa equipe de Segurança do Trabalho e do dengueiro nos treinamentos teóricos de combate e prevenção à dengue, contamos com controle de dedetização, promoção de debates de orientação e conscientização sobre a forma correta de descarte, acompanhamento dos colaboradores que venham a testar positivo para dengue, e incorporação das iniciativas de combate ao mosquito à filosofia de organização e limpeza dos canteiros” explica Brunna Lopes Silva, supervisora de Segurança do Trabalho da EBM.

A empresa ainda realiza ações como aplicação regular de cloro em flocos e tela de proteção contra mosquitos nas piscinas de obras em fase de acabamento, escoamento diário de equipamentos no período chuvoso, descarte adequado de materiais recicláveis e limpeza regular das calhas da área de vivência e ralos de drenagem.

Conscientização para além das obras

A CMO Construtora identificou uma estimativa entre 70% e 80% na redução de casos de dengue nos seus canteiros de obras, nos últimos anos, a partir das medidas seguidas para prevenção e conscientização dos colaboradores. A empresa é mais uma que mantém o chamado dengueiro, realiza inspeções diárias, o recolhimento de materiais que podem se tornar criadouros, a aplicação de cloro nos tanques de água, o fechamento do poço dos elevadores com telas, e todo o protocolo de patrulha nos canteiros e nas torres dos empreendimentos.

“Nós entendemos que é um ciclo muito importante, porque os colaboradores levam essa conscientização praticada na obra para casa e têm esse mesmo cuidado de monitorar e buscar meios de evitar possíveis focos de dengue nos quintais e na vizinhança. Então, a comunidade e a sociedade, de forma geral, são beneficiadas”, comenta Marcelo Moreira, diretor comercial da CMO.

Erly Marques, engenheiro de segurança no trabalho da Consciente Construtora e Incorporadora, enfatiza a importância dessas medidas. "Incorporamos em nossos Diálogos Diários de Segurança (DDS) medidas contundentes de combate à dengue. Isso inclui a eliminação rigorosa de água parada e a garantia da limpeza e conclusão dos serviços, evitando possíveis focos para o mosquito Aedes Aegypti. Em circunstâncias onde focos são identificados, recorremos imediatamente à aplicação de uma mistura de cal e cloro, assegurando a eliminação completa de qualquer potencial de proliferação," destaca. Além das ações diretas nos canteiros de obras, a Consciente Construtora investe significativamente no engajamento e na educação de seus funcionários e da comunidade.

Fonte: Assessoria

Tags populares

Quer enviar um e-mail pra gente? Acesse nossa página de contato.

Filtrar