As vendas do setor imobiliário cresceram mais de 10% no primeiro trimestre de 2020. Um estudo da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias mostra que o lançamento de imóveis teve uma queda de 21% no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2019. As vendas, porém, vão no sentido contrário. Entre janeiro e junho, mais de 61 mil imóveis foram vendidos. As informações são da repórter Gabrielle Guimarães, da Rádio Bandeirantes.
O volume é o maior para o período desde 2014 e representa uma alta de 0,6% em relação aos primeiros seis meses do ano passado.
Em entrevista à Rádio Bandeirantes, o presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, Luiz Antônio França, apontou a quarentena como um dos fatores responsáveis pela movimentação do setor.
Além dessa mudança comportamental, o especialista apontou a queda dos juros e a reserva econômica de parte dos consumidores como aspectos que influenciaram o aumento.
Com relação às expectativas de mudanças do mercado dentro de São Paulo, Luiz Antônio França disse que o setor tem interesse em investir no centro da cidade.
Ele afirmou, no entanto, que para a iniciativa seja possível, é necessária uma mudança na Lei de Zoneamento.
De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas os preços de imóveis seguem crescendo ao ritmo baixo. Os valores acumulam alta real de 1,11% nos primeiros oito meses de 2020. No acumulado de 12 meses, no entanto, a variação real dos preços equivale a um recuo de 0,92%.
Fonte: Band
Publicações relacionadas
Lei Complementar nº 224/2025 aumenta carga tributária para empresas do segmento e terá impacto imediato no valor dos imóveis em 2026
Busca por espaços que contam histórias pessoais é uma das principais tendências do ano
Em Goiânia, o Hype Vaca Brava alcançou 100% de vendas já no lançamento, reforçando a estreia da marca no segmento de apartamentos compactos
Opus Incorporadora fecha 2025 consolidando liderança e solidez no mercado imobiliário de alto padrão
Ano em que completou 19 anos, é marcado por quatro lançamentos estratégicos, 19 obras simultâneas e forte geração de empregos, reforçando a marca como referência em empreendimentos residenciais e business